Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/01/2004 09:49

Suplente de senador poderá ser o segundo mais votado

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação deve avaliar, em breve, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 149/03, do deputado Benedito Dias (PP-AP), que muda o critério de escolha para os suplentes de senador. Atualmente, os suplentes são nomeados pelo partido em chapa vinculada. O objetivo da proposta é reforçar o vínculo de vontade entre o representante e o cidadão, ao eleger como suplentes os candidatos ao cargo mais votados, mas não-eleitos. “De acordo com a regra atual, candidatos ao cargo de senador registram seus suplentes em decorrência de comodidades individuais e conveniências partidárias. No caso de vacância, o eleitor se vê confrontado com um substituto que apresenta preferências políticas que não passaram pela avaliação do eleitorado ou com substitutos que devem seu posto a eventos aleatórios ou arbitrários”, disse Benedito Dias, em defesa da proposta.

LEGITIMIDADE POPULAR
Caso a PEC seja aprovada, na ausência do senador eleito, o segundo candidato mais votado passará a ocupar o cargo. A mudança, na avaliação do deputado, restaura a legitimidade popular ao cargo de suplente. “Da maneira como está, o regime de suplentes para o Senado é um incentivo à irresponsabilidade política e mina, de forma aviltante, a representação política”, complementou o parlamentar.
Se a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação aprovar a admissibilidade da sugestão, que tramita em conjunto com a PEC 362/01 e a PEC 142/95, a proposta terá o seu mérito avaliado por uma comissão especial no prazo de até 40 sessões. Posteriormente, será votada pelo Plenário.



Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)