Cassilândia, Domingo, 20 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

18/06/2019 11:00

Suplementos de proteína são mesmo eficazes?

Lifestyle

O objetivo de quem ingere suplementos é ganhar massa muscular, mas será que é eficaz?

Na hora de praticar exercício físico e procurar um corpo musculoso e tonificado, é a palavra proteína que vem à cabeça. Nestes casos – seja por atletas de culturismo ou, simplesmente, por frequentadores de academia – são os suplementos que ganham destaque.

Os suplementos de proteína (muitas vezes feitas com base no soro de leite) prometem fornecer todos os aminoácidos essenciais e ajudar a ganhar massa muscular, evitando que os músculos se ressintam nos momentos de pausa, diz a BBC.

O que diz a ciência?

Em parceria com o programa ‘Trust Me’, do canal britânico, o médico Stuart Gray, da Universidade de Glasgow decidiu analisar a verdadeira eficácia dos suplementos de proteína, comercializados, na sua maioria, com o nome de ‘whey’.

Com a participação de 24 voluntários com idades compreendias entre os 20 e os 67 anos, o médico traçou um programa de treino (pernas: prensa, extensão e flexão; braços; flexão e adução de ombros com barra; remo sentado, contração de bíceps e extensão de tríceps) de oito semanas, sendo que os treinos eram feitos três vezes por semana com uma rotina de nove repetições em cada. O peso usado nos treinos aumentou de forma gradual ao longo do teste.

Durante o período de treino, metade dos inquiridos bebia um batido à base de proteína de soro de leite (20 gramas), enquanto a outra metade tomou placebo (20 gramas de maltodextrina, funcionando como grupo de comparação). Nenhum dos grupos sabia o tipo de bebida que ingeria.

Todos os participantes tinham uma alimentação idêntica, com um consumo de proteína na ordem dos 70 gramas por dia, um valor acima daquele que o corpo humano precisa (a cada quatro horas o corpo apenas é capaz de usar 20 a 30 gramas deste macronutriente, sendo que poucas gramas são usadas para a musculatura, o resto serve para queimar como energia).

Conclusões

No final do plano de treino, Stuart Gray passou a medir a força, resistência e musculatura dos participantes e conclui que todos conseguiram aumentar a capacidade de levantamento de peso em 33%, que a força dos joelhos cresceu 31%, a massa magra aumentou 1% e a musculatura das coxas cresceu 4%.

Para o médico britânico, o estudo é prova de que não existe diferença nos resultados finais de um plano de treino com ajuda do suplemento de proteína ou sem a toma de qualquer soro de leite.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)