Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Últimas Notícias

31/12/2018 11:30

Superstições para o Réveillon dominam ceia, jeito de vestir e crença

Correio do Estado

 

A noite que marca a virada de ano no Brasil é invadida por tradições que passam pela mesa, roupas e também pela fé das pessoas. Na esperança por realizações e prosperidade durante o novo ciclo, vale comer aquele prato pouco apreciado no cotidiano, vestir cores que passam longe da preferência pessoal e, principalmente, se apegar em crendices populares.

Veja algumas das superstições mais praticadas no Réveillon brasileiro:

LENTILHA

Com formato redondo e achatado, parecido com o de uma moeda, o legume sugere dinheiro para o ano seguinte. Há quem diga que deve ser o primeiro alimento a ser consumido na ceia de Réveillon, seja na salada, na sopa ou cozido como feijão. Mesmo aqueles que não apreciam a lentilha costumam comer ao menos 12 grãos para assegurar abundância financeira durante os meses que virão.

Outros alimentos associados à sorte e prosperidade são a romã e a uva verde. Para atrair dinheiro, a pessoa deve chupar sete sementes de romã durante a noite de Réveillon e depois mantê-las na carteira durante o ano. O número faz referência aos sete dias da semana e aos sete chacras do corpo, importantes pontos de energia.

Semelhante à tradição com a romã, outra superstição é chupar 12 uvas verdes na ceia e guardar as sementes para trazer boa sorte ao ano que entra.

AVE NÃO!

A crença popular aponta para evitar carne de ave na ceia de Réveillon, pois são bichos que ciscam para trás. Assim, simbolizam atraso de vida e retrocesso.

Ao contrário do Natal, quando o peru é o protagonista da noite, a carne de peixe ganha maior atenção no Réveillon. Outra opção é o porco, que, conforme acredita-se, representa progresso, já que passa o dia fuçando para frente.

COR DA ROUPA

Não é a toa que as vitrines estão carregadas de camisas, blusas, calças e acessórios na cor branca nesta época do ano. O branco simboliza a paz na cultura ocidental e é bastante habitual em rituais que envolvem transição e espiritualidade.

O costume de vestir-se de branco no Réveillon foi difundido por praticantes do candomblé, religião de matriz africana. Acredita-se que usar a cor é uma forma de buscar purificação e proteção para o próximo ano.

Já as cores das roupas íntimas seguem uma cartilha diferente para a noite da virada. Reza a lenda que cada cor de peça íntima tem um significado e representa diferentes desejos.

O branco é usado pelos que pedem paz; o amarelo por aqueles que miram riqueza; o rosa pelos que procuram amor; o azul pelos que buscam boas energias e prosperidade; e o verde por quem se apega à esperança.

SETE ONDAS

Os que passam o Réveillon à beira-mar aproveitam os primeiros minutos do novo ano para realizar uma das simpatias mais difundidas no País: pular sete ondas. A tradição é mais uma que deriva de costumes africanos.

Porém, não basta apenas pular as ondas para garantir um ciclo cheio de realizações. A cada pulo, a pessoa deve agradecer por alguma conquista alcançada ou fazer um pedido para o próximo ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)