Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

24/08/2019 07:40

Superlotação leva juiz a proibir transferências de internos para presídio

Campo Grande News

Portaria baixada pelo juiz Rodrigo Pedrini Marcos, da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande–, proibiu o ingresso de novos detentos no presídio de segurança média do município. A medida foi motivada pelo grande número de presos na unidade: conforme o documento, a penitenciária tem capacidade para 248 internos, mas hoje abriga 732 –quase três vezes mais.

Conforme a portaria, transferências de presos para a unidade foram realizadas sem permuta –isto é, o envio de internos para outras penitenciárias do Estado–, havendo ainda um “baixíssimo número de servidores” atuando no presídio.

O juiz considerou que “nunca houve uma quantidade tão grande de detentos aqui custodiados”, sendo necessário limitar a quantidade para “manter a segurança dos servidores e dos detentos que estão no local” de forma a não prejudicar também os serviços básicos ali oferecidos.

O magistrado ainda lembrou que, em 2013, denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) havia limitado a capacidade máxima de internos na unidade.

A decisão impede o ingresso de novos presos de outras comarcas no presídio de Três Lagoas, sendo liberada apenas mediante permuta se houver estabelecimento prisional na origem do preso. Do contrário, a transferência só ocorrerá mediante autorização do juiz.

A medida não prevê limitações para mandados de prisão oriundos do municipal. Casos de descumprimento poderão resultar em responsabilidade criminal. A reportagem não conseguiu contatar a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para obter um posicionamento sobre a portaria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Quinta, 19 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 18 de Setembro de 2019
12:42
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)