Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Superbactéria provoca duas mortes em hospital

Uol - 09 de junho de 2015 - 18:01

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe confirmou a morte de duas pessoas que estavam infectadas pela bactéria resistente KPC. Os nomes das vítimas não foram divulgados. O bacilo foi detectado entre pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o maior hospital da rede pública de Sergipe. Outros 12 pacientes estão contaminados. Os infectados foram isolados e duas Unidades de Terapias Intensivas (UTI's) foram interditadas. Uma nova área para a instalação provisória de uma Unidade de Terapia Intensiva foi criada.

"Tudo está sendo monitorado e a medida que forem surgindo novas informações, estaremos tomando as providências necessárias para que o quadro desses pacientes não se agrave", diz o diretor Clínico do Huse, Marcos Kruger. "É uma bactéria perigosa, pode matar e a superlotação é um dos fatores que podem agravar a situação e nós queremos evitar", completou ele, sugerindo que novos pacientes evitem a internação no HUSE. Os pacientes que estão internados na ala pós-cirúrgica devem ser remanejados para outros hospitais públicos. Nas três UTI´s do HUSE existem 64 pacientes.

O relatório divulgado pela direção do Hospital informa que 12 pacientes estão contaminados sendo que 9 estão colonizados (têm a bactéria no organismo, mas não apresentam sintomas) e outros três pacientes já estão com a infecção e o estado deles é considerado grave. "Em um paciente contaminado provoca febre alta e baixa a pressão arterial. Outro sintoma é o suor frio e em poucos dias, se não for tratado, o paciente entra em coma e morre", disse Kruger.

A bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase [bactéria KPC] é resistente a antibióticos usados em tratamentos habituais. No caso dos pacientes está sendo utilizado a Amicacina. De acordo com Kruger, a bactéria não está no ambiente, não passa de um paciente para outro pelo ar ou respiração. A previsão da Secretaria de Saúde é que a situação de emergência deverá durar cerca de 90 dias.

SIGA-NOS NO Google News