Cassilândia, Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2004 08:34

Sul-mato-grossenses integram delegação paraolímpica

Daqui a 18 dias será a vez dos paraolímpicos brasileiros brilharem em solo grego.

Para quem pensa que os Jogos de Atenas chegaram ao final, o Comitê Paraolímpico Brasileiro anuncia oficialmente que estão apenas no meio. Daqui a 18 dias ocorrem os Jogos Paraolímpicos e a equipe brasileira, a maior da história, com 98 atletas de 13 modalidades, embarca no próximo dia 9, de Brasília para Atenas. A grande novidade do evento grego é a organização conjunta. Os dois Jogos, Olímpicos e Paraolímpicos, pela primeira vez, são um evento único e compartilhado. Esse é o início da realização de um grande sonho: 60 dias de Jogos de Verão.

Em meio ao Parthenon, Parnathinakon Stadium e a tantos monumentos históricos, estarão reunidos, entre os dias 17 e 28 de setembro, 4mil atletas paraolímpicos de 143 países (20 a mais do que em Sydney). Seguindo a mesma tradição das divindades olímpicas, deuses paraolímpicos mostrarão a beleza dos seus movimentos e o esplendor de seus resultados, competindo em 19 modalidades. Esta será a maior participação na história das Paraolimpíadas que começaram em 1960, em Roma, com a presença de 400 atletas de 23 países.

Se em Sydney o Brasil obteve a sua melhor campanha da história, quando conquistou 22 medalhas (seis de ouro, 10 de prata e seis de ouro), agora que a delegação conta com resultados expressivos como os nove recordes mundiais, o Brasil Paraolímpico tem tudo e foi preparado para atingir uma grande meta: ficar entre as 20 primeiras potências do mundo.

A delegação se hospedará na Vila Paraolímpica. Além dos 98 atletas, a equipe brasileira conta com mais sete atletas guias e 64 integrantes, entre eles, dirigentes da equipe, técnicos e coordenadores de modalidades, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e staff. As novidades do selecionado brasileiro são as conquistas de vagas em hipismo e goalball (esporte criado exclusivamente para cegos e deficientes visuais), modalidades em que o Brasil nunca participou; no basquetebol e no tênis em cadeira de rodas, que pela primeira vez, adquiriram seus lugares dentro das quadras e não através de convite; no futebol de 5 (para cegos) e no judô feminino, modalidades que integraram o programa dos Jogos nesta edição.

Além disso, os paraolímpicos levam, antes mesmo de obterem resultados, uma lista de empresas renomadas que patrocinam e apóiam a delegação. As Loterias da Caixa e a Visa são patrocinadores oficiais da equipe. Como planos oficiais de saúde e odontológico as assinaturas vão para Unimed e Uniodonto, respectivamente. Outro grande aliado, que anuncia nesta quarta-feira, 1º, o contrato de fornecimento dos uniformes a toda a equipe, é a Olympikus. Os atletas com deficiência de alto-rendimento também levarão em suas malas, assim como os Olímpicos, um presente especial cedido pela empresa O Boticário. Para fechar, a equipe tem o fornecimento de Vioxx, o anti-inflamatório oficial da delegação.

Modalidades em que o Brasil participará: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, esgrima, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Atletas sul mato-grossenses da delegação paraolímpica embarcam de Campo Grande no próximo dia 01 às 4h para Brasília, onde realizarão a última fase de treinamento antes de Atenas.

Atletas:

Flavio Dino Pereira (Futebol de 7)

Jean Adriano Rodrigues (Futebol de 7)

Marcos dos Santos Ferreira (Futebol de 7)

Cronograma da delegação:

01/09 – Saída dos atletas de suas respectivas regiões;

01/09 – Chegada na Capital Federal

02/09 – Início dos treinamentos e recepção do presidente da República no Palácio do Planalto, às 15h30;

02 a 8/09 – fase final de treinamentos em Brasília;

07/09 – Desfile oficial do Dia da Independência;

09/09 – Embarque para Atenas;

10/09 – Chegada na Grécia;

17/09 – Desfile da delegação na cerimônia de abertura (20h30 horário de Atenas e 14h30 horário de Brasília);

18 a 27 – Competição;

28 – Desfile da equipe no encerramento do evento (20h30 horário de Atenas e 14h30 horário de Brasília);

01/10 – Chegada da delegação no Brasil.

O que é Paraolimpíada? A Paraolimpíada, assim como os Jogos Olímpicos, acontece de quatro em quatro anos. Ela é o segundo maior evento multi-esportivo do mundo. Na edição de 2000, em Sydney, o Brasil conquistou a 24ª posição e participou em nove modalidades. Esta é a 12ª edição dos Jogos e contará com 3mil representantes de comunicação, 15mil voluntários e uma cobertura televisiva superior a 300 horas, a cargo da International Sport Boadcasting, com transmissões ao vivo das competições.

CPB: O Comitê é o órgão máximo do esporte paraolímpico brasileiro e o representante do nosso País junto ao Comitê Paraolímpico Internacional-IPC. O CPB é responsável pela organização, fomento e participação da delegação brasileira nas Paraolimpíadas, nos Jogos Parapanamericanos e nos Campeonatos Mundiais da Modalidade.



“Atenas, a meta; o pódio, o objetivo; o ouro, o sonho. Consolidar o desporto paraolímpico brasileiro, o compromisso.”



Assessoria de Comunicação do CPB

(Gisliene Hesse)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
10:50
Loterias
10:40
Loterias
10:20
Loterias
10:10
Loterias
10:00
Receita do dia
09:40
Loterias
09:00
Maternidade
Sábado, 14 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)