Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sul-mato-grossenses integram delegação paraolímpica

31 de agosto de 2004 - 08:34

Daqui a 18 dias será a vez dos paraolímpicos brasileiros brilharem em solo grego.

Para quem pensa que os Jogos de Atenas chegaram ao final, o Comitê Paraolímpico Brasileiro anuncia oficialmente que estão apenas no meio. Daqui a 18 dias ocorrem os Jogos Paraolímpicos e a equipe brasileira, a maior da história, com 98 atletas de 13 modalidades, embarca no próximo dia 9, de Brasília para Atenas. A grande novidade do evento grego é a organização conjunta. Os dois Jogos, Olímpicos e Paraolímpicos, pela primeira vez, são um evento único e compartilhado. Esse é o início da realização de um grande sonho: 60 dias de Jogos de Verão.

Em meio ao Parthenon, Parnathinakon Stadium e a tantos monumentos históricos, estarão reunidos, entre os dias 17 e 28 de setembro, 4mil atletas paraolímpicos de 143 países (20 a mais do que em Sydney). Seguindo a mesma tradição das divindades olímpicas, deuses paraolímpicos mostrarão a beleza dos seus movimentos e o esplendor de seus resultados, competindo em 19 modalidades. Esta será a maior participação na história das Paraolimpíadas que começaram em 1960, em Roma, com a presença de 400 atletas de 23 países.

Se em Sydney o Brasil obteve a sua melhor campanha da história, quando conquistou 22 medalhas (seis de ouro, 10 de prata e seis de ouro), agora que a delegação conta com resultados expressivos como os nove recordes mundiais, o Brasil Paraolímpico tem tudo e foi preparado para atingir uma grande meta: ficar entre as 20 primeiras potências do mundo.

A delegação se hospedará na Vila Paraolímpica. Além dos 98 atletas, a equipe brasileira conta com mais sete atletas guias e 64 integrantes, entre eles, dirigentes da equipe, técnicos e coordenadores de modalidades, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e staff. As novidades do selecionado brasileiro são as conquistas de vagas em hipismo e goalball (esporte criado exclusivamente para cegos e deficientes visuais), modalidades em que o Brasil nunca participou; no basquetebol e no tênis em cadeira de rodas, que pela primeira vez, adquiriram seus lugares dentro das quadras e não através de convite; no futebol de 5 (para cegos) e no judô feminino, modalidades que integraram o programa dos Jogos nesta edição.

Além disso, os paraolímpicos levam, antes mesmo de obterem resultados, uma lista de empresas renomadas que patrocinam e apóiam a delegação. As Loterias da Caixa e a Visa são patrocinadores oficiais da equipe. Como planos oficiais de saúde e odontológico as assinaturas vão para Unimed e Uniodonto, respectivamente. Outro grande aliado, que anuncia nesta quarta-feira, 1º, o contrato de fornecimento dos uniformes a toda a equipe, é a Olympikus. Os atletas com deficiência de alto-rendimento também levarão em suas malas, assim como os Olímpicos, um presente especial cedido pela empresa O Boticário. Para fechar, a equipe tem o fornecimento de Vioxx, o anti-inflamatório oficial da delegação.

Modalidades em que o Brasil participará: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, esgrima, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Atletas sul mato-grossenses da delegação paraolímpica embarcam de Campo Grande no próximo dia 01 às 4h para Brasília, onde realizarão a última fase de treinamento antes de Atenas.

Atletas:

Flavio Dino Pereira (Futebol de 7)

Jean Adriano Rodrigues (Futebol de 7)

Marcos dos Santos Ferreira (Futebol de 7)

Cronograma da delegação:

01/09 – Saída dos atletas de suas respectivas regiões;

01/09 – Chegada na Capital Federal

02/09 – Início dos treinamentos e recepção do presidente da República no Palácio do Planalto, às 15h30;

02 a 8/09 – fase final de treinamentos em Brasília;

07/09 – Desfile oficial do Dia da Independência;

09/09 – Embarque para Atenas;

10/09 – Chegada na Grécia;

17/09 – Desfile da delegação na cerimônia de abertura (20h30 horário de Atenas e 14h30 horário de Brasília);

18 a 27 – Competição;

28 – Desfile da equipe no encerramento do evento (20h30 horário de Atenas e 14h30 horário de Brasília);

01/10 – Chegada da delegação no Brasil.

O que é Paraolimpíada? A Paraolimpíada, assim como os Jogos Olímpicos, acontece de quatro em quatro anos. Ela é o segundo maior evento multi-esportivo do mundo. Na edição de 2000, em Sydney, o Brasil conquistou a 24ª posição e participou em nove modalidades. Esta é a 12ª edição dos Jogos e contará com 3mil representantes de comunicação, 15mil voluntários e uma cobertura televisiva superior a 300 horas, a cargo da International Sport Boadcasting, com transmissões ao vivo das competições.

CPB: O Comitê é o órgão máximo do esporte paraolímpico brasileiro e o representante do nosso País junto ao Comitê Paraolímpico Internacional-IPC. O CPB é responsável pela organização, fomento e participação da delegação brasileira nas Paraolimpíadas, nos Jogos Parapanamericanos e nos Campeonatos Mundiais da Modalidade.



“Atenas, a meta; o pódio, o objetivo; o ouro, o sonho. Consolidar o desporto paraolímpico brasileiro, o compromisso.”



Assessoria de Comunicação do CPB

(Gisliene Hesse)

SIGA-NOS NO Google News