Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sobe para 119 o número de casos suspeitos de febre Chikungunya

Caroline Maldonado, Campo Grande News - 10 de dezembro de 2015 - 16:46

Em 20 dias subiu de de 116 para 119 os casos de notificação por suspeita da febre Chikungunya, em Mato Grosso do Sul. Dos pacientes, um foi notificado em Três Lagoas e dois em Aquidauana. Eles aguardam resultados dos exames para saber se realmente estão com o vírus.

Em Três Lagoas, a paciente que tem sintomas da doença é uma mulher de 48 anos, moradora do Bairro Jardim das Paineiras. Ela veio do Estado da Bahia e já havia contraído a doença, segundo a responsável pelo setor de saúde do município, Neide Yuki. De acordo com a prefeitura, as equipes do Setor de Controle e Combate a Endemias continuam com ações para combater o mosquito transmissor da doença.

Por enquanto, o vírus foi confirmado em um paciente de Campo Grande, um de Dourados e 6 de Corumbá, segundo Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Dois dos casos confirmados em Corumbá são de pessoas que vieram da Bolívia. Um dos pacientes da Capital contraiu o vírus na Colômbia e em Dourados, um deles também pegou a doença na Bahia.

Sintomas – A Chikungunya dá febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações, acompanhada ou não de inchaço. Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses e até anos.

Em caso de suspeita é recomendado que o paciente mantenha repouso, tome muito líquido, como por exemplo, água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas, além de procurar uma unidade de saúde e evitar a exposição a mosquitos.

O mosquito transmissor da Chikungunya é o mesmo da Dengue e Zika. Para evitar a proliferação, a SES recomenda que todos os objetos expostos às chuvas, que possam acumular água sejam descartados.

SIGA-NOS NO Google News