Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Só arma de fogo mata mais que acidente de trânsito no BR

Juliana Andrade/ABr - 21 de setembro de 2006 - 19:50

A assessora regional de segurança no trânsito da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Eugênia Rodrigues, acredita que deve haver medidas preventivas focadas nos jovens do sexo masculino, pois os acidentes de trânsito são a segunda causa de mortalidade desse grupo no Brasil, atrás apenas das armas de fogo.

Para atingir esse público, os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) promoverão uma série de atividades entre os dias 23 e 27 de abril de 2007, sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.

"A idéia é focar muito a questão da associação entre álcool e direção”, explicou Eugênia Rodrigues. Segundo ela, estudos mostram que, entre os jovens, metade das vítimas consumiu bebida alcoólica antes de se acidentar. A assessora participa da Semana Nacional de Trânsito, que começou na última segunda-feira (18) e termina na próxima segunda, com a realização de uma série de eventos em todo o país.

Os acidentes de trânsito causaram 35.497 mortes no Brasil em 2004, das quais 10.099 foram por atropelamento, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a assessora da Opas, a taxa brasileira é de 19 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto países com legislação mais rigorosa, como a Austrália, apresentam taxa de sete para cada 100 mil.

Rodrigues, no entanto, considera bom o código de trânsito brasileiro. O problema, na opinião dela, é que as regras não são cumpridas da maneira correta. “Há pouca punição”.



SIGA-NOS NO Google News