Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

08/07/2005 13:33

Servidores federais fazem assembléia em todo o país

Benedito Mendonça / ABr

Em greve há 37 dias, os servidores públicos federais estão realizando durante o dia de hoje uma assembléia geral para decidir se mantêm ou suspendem o movimento. O indicativo da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef) é de que a greve continua. Os grevistas reivindicam o pagamento de 18% de reposição salarial e a extensão para toda a categoria do reajuste de 47,11% concedido pelo governo aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para a Condsef, que representa cerca de 600 mil servidores a greve tem adesaão de cerca de 70% da categoria. São mais de 30 órgãos do governo federal paralisados. As áreas mais comprometidas são dos ministérios da Cultura, Fazenda e Agricultura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com balanço divulgado pela Ministério da Previdência e Assistência Social, 27,87% das agências do INSS no país aderiram ao movimento.

"Hoje, com certeza, nós vamos chegar a uma decisão sobre o final da greve", afirma o diretor da Executiva Nacional da Condsef, Gilberto Cordeiro. Segundo ele, o governo fez a proposta de conceder os 47,11% de reajuste para a seguridade social, que envolve saúde, trabalho e previdência, e estendeu esse percentual também para os servidores da Fundação Nacional de Saúde e das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs). Mas isso é insuficiente. "O governo propôs pagar esse valor em 12 parcelas divididas em 6 anos e nós estamos negociando um prazo menor e que seja estendido para as demais categorias".

Cordeiro disse que ontem representantes da categoria se reuniram com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, "quando foi tirada uma proposta do governo que vai se materializar hoje". De acordo com o diretor da Condsef, discutiu-se ontem que o governo proporia uma agenda para levar aos trabalhadores questões relativas ao orçamento a partir de setembro desse ano. Ele assinalou que a Condsef conseguiu trazer o início da discussão para o dia 15 de julho e marcar uma audiência com o ministro do Planejamento para o dia 10 de agosto.

"Nós consideramos que isso foi um avanço. Nesse intervalo de tempo, vamos discutir uma proposta que traga avanços para os trabalhadores do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que é a grande maioria da base do serviço público federal", admitiu. Outra proposição do Ministério do Planejamento é que a categoria retorne ao trabalho até a próxima quarta-feira (13). Caso isso ocorra, os grevistas não terão o ponto cortado neste mês.

O Ministério da Previdência aconselha os contribuintes que não estão conseguindo atendimento nos postos do INSS que utilizem a internet, no endereço: www.previdência.gov.br, ou o Previfone pelo número 0800 780191.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Outubro de 2019
Quarta, 16 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Terça, 15 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)