Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Serviço Militar pode sofrer alterações, anuncia ministro

Marta Ferreira - Campo Grande News - 09 de abril de 2008 - 16:12

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, informou hoje que o governo federal está avaliando se é mesmo necessário o serviço militar como obrigatório. Entre as hipóteses em estudo, está a de tornar a de mudar as regras de seleção, tornando, segundo a explicação do ministro, o serviço militar “efetivamente obrigatório”.

Nesse caso, a seleção seria feita pelas Forças Armadas tendo como base, conforme o ministro, “dois grandes critérios: o do vigor físico e da capacidade intelectual e o critério de representação de todas as classes e de todas as regiões do país".

O ministro falou da possibilidade de se criar um serviço social obrigatório para aqueles que forem dispensados do serviço militar. "O jovem receberia um treinamento militar rudimentar para poder compor uma força de reserva capaz de ser mobilizada em circunstâncias de emergência nacional ou mundial", disse.

As afirmações foram feitas durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, que, pouco antes, ouviu o ministro da Defesa, Nelson Jobim. (Com informações da Agência Brasil).

SIGA-NOS NO Google News