Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sérgio Assis preocupado com a desnutrição infantil

Janaina Gaspar - 29 de janeiro de 2005 - 08:10

Comentando o quadro de desnutrição das crianças das aldeias indígenas de Dourados o deputado estadual Sérgio Assis, afirmou que a atuação de projetos sociais como a Pastoral da Criança poderiam atenuar a situação. Segundo o parlamentar a multi-mistura serve como um importante método de combate à desnutrição infantil.
“Mas para que a multi-mistura chegue a todas as crianças do Estado, inclusive nas aldeias indígenas, é preciso fomentar parcerias entre o poder público e a Pastoral. Das 56 aldeias do estado a Pastoral atende 21, sendo que 2.746 crianças têm acesso a multi-mistura o que garante uma diminuição de 50% dos índices de desnutrição. Com as parcerias mais crianças seriam atendidas, além de gestantes e idosos”, argumentou.
Em 1997 Sérgio Assis articulou, quando era vereador, convênio entre a arquidiocese e a Prefeitura de Campo Grande para a atuação da Pastoral da Criança em todos os bairros da Capital. Ele também tem apoiado de forma intensiva a atuação da Pastoral da Criança, um segmento da Igreja Católica que atende as comunidades carentes fornecendo um suplemento alimentar altamente nutritivo e que é internacionalmente reconhecido no combate a desnutrição. Assis tem fomentado parcerias com prefeituras e já destacou recursos de emendas do Fundo de Investimento Social (FIS) para a aquisição de utensílios para o preparo da multimistura, o que garantiu que o farelo chegasse a todos os municípios onde a Pastoral atua.
Na semana passada foi divulgada em todo país a grave situação das crianças indígenas de Dourados, com casos agudos de desnutrição.
“O caso da criança de um ano e cinco meses pensando menos de cinco quilos, quando deveria estar pesando, segundo os médicos, cerca de 10 quilos me deixou muito preocupado. Não podemos admitir que isso aconteça em nosso Estado, precisamos mobilizar a sociedade civil organizada e todos os Poderes para que essas crianças parem de sofrer”, finalizou Assis.

SIGA-NOS NO Google News