Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/12/2006 07:03

Senadores aprovam Lei de Incentivo ao Esporte

Agência Senado

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (13), em votação no Plenário, o projeto de lei da Câmara (PLC 118/06) que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades desportivas e paradesportivas. Foram aprovados o projeto do deputado federal Bismarck Maia (PSDB-CE) e as emendas apresentadas pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ideli Salvatti (PT-SC) na Comissão de Educação (CE), que colocaram fim ao impasse entre artistas e esportistas sobre os benefícios fiscais ao esporte, que poderiam diminuir os incentivos à cultura. A matéria volta agora para nova apreciação da Câmara dos Deputados.

A matéria, que foi aprovada horas antes na CE, permite um abatimento de até 4% do Imposto de Renda devido das empresas e 6% das pessoas físicas que fizerem doações a projetos desportivos. Pela emenda de Cristovam, a fonte de recursos que beneficia a área esportiva deixa de ser a Lei Rouanet (Lei 8.313/91) e passa a ser a legislação que prevê incentivos fiscais voltados para programas de alimentação do trabalhador (como o auxílio alimentação) e renovação científica e tecnológica (Leis 6.321/76 e 8.661/93). A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), garantiu que os fomentos a inovações na ciência e tecnologia brasileiras não serão afetados.

A Lei do Incentivo ao Esporte, como ficou conhecida a proposta, não irá concorrer com a cultura, permitindo que uma empresa possa investir 4% na cultura e outros 4% no esporte. A emenda de Ideli estabeleceu a obrigatoriedade de decretos anuais que estabelecerão o volume total dos recursos arrecadados e o percentual que caberá para cada uma das modalidades esportivas: educacional, de participação, e de rendimento (competições), subdivididas em projetos especiais. O mesmo já ocorre quanto aos incentivos à cultura.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou que o projeto aprovado é relevante para o país, pois beneficia tanto o esporte quanto a cultura, além de contar com o apoio da Receita Federal. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou a importância da matéria para os esportes olímpicos e paraolímpicos brasileiros. Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar mais atenção ao Ministério dos Esportes. Paulo Octávio (PFL-DF) frisou que o projeto foi aprovado por consenso no Senado, pois valoriza os esportes no país. E Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a nova lei vai beneficiar o esporte amador.

Os senadores Magno Malta (PL-ES), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Delcídio Amaral (PT-MS), José Agripino (PFL-RN), Aloizio Mercadante (PT-SP), Leomar Quintanilha (PCdoB-TO), Romero Jucá (PMDB-RR) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) também comemoraram a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte e elogiaram a iniciativa do deputado Bismarck Maia.

Presenciaram a votação em Plenário o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; a ex-jogadora de basquete Hortência; o mais premiado atleta paraolímpico brasileiro, Clodoaldo Francisco da Silva; o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto; o ex-jogador de vôlei Bernard, o ex-ministro dos Esportes, deputado federal Agnelo Queiroz; e o velocista Robson Caetano, dentre outros.

Augusto Castro / Repórter da Agência Senado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)