Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador do PDT defende afastamento de Renan Calheiros

Marcos Chagas/ABr - 29 de maio de 2007 - 19:37

Brasília - O senador Jefferson Péres (PDT-AM) defendeu hoje (29) o afastamento temporário, por três meses, do presidente do Se3nado, Renan Calheiros, para evitar qualquer suspeita de interferência na apuração pelo Conselho de Ética das denúncias de que teria contas pessoais pagas por um funcionário da empreiteira Mendes Júnior.

"Mesmo que não haja no Regimento Interno a figura da licença do presidente da Casa, então que ele pedisse como senador para que não fique a suspeita, amanhã, de ter influenciado a investigação", defendeu.

O pedetista disse que o pedido de afastamento evitaria "constrangimentos" à Casa e "deixaria todos os senadores à vontade". De acordo com o senador, existem "lacunas" na defesa de Renan Calheiros apresentada ontem (28) em plenário, para rebater as denúncias publicadas pela revista Veja. Entre elas, citou a escolha de um funcionário da Mendes Júnior, Cláudio Gontijo, para efetuar o pagamento de despesas que eram de caráter pessoal.

A medida não é compartilhada por outros senadores. O corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), disse que “é uma questão muito pessoal do presidente (Renan Calheiros). Ele não fugirá da necessidade da oitiva, da investigação. Ele mesmo pediu, no início do depoimento, que quer toda a investigação a respeito".

O líder do PSB, Renato Casagrande (ES), considera que cabe a quem fez as acusações a Calheiros apresentar as provas. Neste caso, segundo Casagrande, à revista Veja e à jornalista Mônica Veloso, que recebe uma pensão para a filha de um relacionamento com o senador alagoano. "O presidente Renan Calheiros apresentou as comprovações de seus rendimentos", afirmou.

A líder do bloco governista (PT-PSB-PCdoB-PR-PTB), Ideli Salvati, concorda com o senador Casagrande. Segundo ela, não foi apresentada qualquer prova das acusações feitas contra o presidente do Senado. As mesmas argumentações foram feitas pelos líderes do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), e do DEM, José Agripino Maia.


SIGA-NOS NO Google News