Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador defende reconhecimento dos biomédicos

Agência Senado - 25 de novembro de 2005 - 07:59

O senador Tião Viana (PT-AC) fez um apelo nesta quinta-feira (24) para que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica reconheçam a Biomedicina como uma profissão que habilita seus praticantes a prestar suporte laboratorial como fazem os bioquímicos . Ele pediu que as Forças Armadas os autorizem a prestar concursos em seus órgãos quando as atribuições do cargo forem compatíveis.

- Não há diferença em termos de atividades, entre um bioquímico e um biomédico. Eles não podem ser preteridos em razão de normas funcionais - afirmou o parlamentar, dizendo-se certo de que a exclusão dos biomédicos nos editais de concurso da Forças Armadas é fruto de engano.

Tião Viana ressaltou a importância social da profissão de biomédico, lembrando que eles trabalham com o diagnóstico de doenças e que a atividade foi regulamentada há 26 anos. Ela já é reconhecida pelo poder público nos estados e nos municípios.

A profissão dos biomédicos foi regulamentada pela lei 6.684/79, dizendo que ela é exclusiva dos portadores de diploma de Ciências Biológicas, modalidade médica. Eles são autorizados a "realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do ambiente" e prestar serviços de radiografia, entre outros.

Moisés Nazario / Repórter da Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News