Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senador Buarque anuncia saída do PT na segunda

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 14 de agosto de 2005 - 09:34

Em entrevista à Rádio CBN neste sábado, o senador Cristovam Buarque (PT-DF) disse que anunciará oficialmente na segunda-feira (15), no plenário do Senado, sua saída do Partido dos Trabalhadores.

“Na segunda-feira vou fazer um discurso dizendo da minha posição de não continuar mais na sigla do PT para poder continuar no partido a que o PT pertence, o das forças progressistas”, disse.

Ex-ministro da Educação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador justificou que seu afastamento político da legenda já vem de algum tempo e que só não tomou a decisão antes por questão de afeto. Segundo ele, a saída não é motivada pelas recentes denúncias envolvendo o partido. Mas, sim, pelo distanciamento político que já acontece há muito tempo.

“Do ponto de vista político, eu me sinto distante há muito tempo. Quando eu quis assinar a CPI e o PT disse que não, eu me submeti. Quando eu quis assinar o salário-mínimo de R$ 260, junto com o choque social, e o governo aceitou e depois vetou. Politicamente, esse é um afastamento que já vem de muito tempo. Não saí antes porque tenho uma relação de afeto com o PT, com os militantes, com a juventude, e quem já passou por isso sabe como é difícil tomar uma decisão que toca em relação de afeto”, explicou o senador.

Buarque também informou que pretende se unir a outros líderes de esquerda, não necessariamente numa mesma legenda. Para ele, o PT perdeu a bandeira transformadora.

“O trabalho nosso é unir os cacos das esquerdas brasileiras, com uma bandeira nova. A construção dessa nova bandeira da esquerda moderna do século 21 é uma tarefa para pessoas que estiverem nos mais diversos partidos. Mas o PT amarra, não permite que de dentro dele saia essa renovação. Acredito que a nova força vai ter muito dos atuais petistas, mas não vai partir das lideranças do PT”, concluiu. As informações são do Globo Online.

SIGA-NOS NO Google News