Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Senado aprova MP dos pesquisadores e lei de Informática

Ellis Regina/ABr - 16 de setembro de 2004 - 14:31

O Senado aprovou hoje a medida provisória (MP) que isenta pesquisadores do pagamento de impostos na importação de equipamentos de pesquisa. De acordo com o líder do governo, senador Aloízio Mercadante (PT-SP), também foi aprovada proposta que estende a todas as oficinas mecânicas do país o Sistema Integrado de Pagamentos de Impostos e Contribuições - imposto conhecido como Simples. “A medida deve desburocratizar a vida dos profissionais e reduzir a carga tributária”, declarou.

O parlamentar também destacou a aprovação do projeto que prorroga até 2019 a lei de Informática. “Estabelecemos regras para que não haja desequilíbrio entre as diversas regiões do país”, disse. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas de desenvolvimento e produção de bens e serviços de informática terminaria em 2009, mas o prazo foi estendido por mais 10 anos. Dessa forma, os benefícios da lei de Informática ficam compatíveis com a prorrogação das isenções concedidas à Zona Franca de Manaus, mantidas até 2023 pela reforma tributária.

A proposta deverá ser examinada novamente pela Câmara dos Deputados, uma vez que os senadores acrescentaram 11 emendas ao projeto original. O acordo de lideranças garantiu a manutenção da exclusividade da Zona Franca para a produção de monitores de TV e liberou a confecção de monitores de computador às empresas de todo o país.

SIGA-NOS NO Google News