Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seminário na OAB/MS debate a participação da mulher na democracia

OAB/MS - Claudia Sampaio - 05 de maio de 2010 - 12:12

O Conselho Nacional e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em parceria com o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizam o seminário “A mulher e a democracia”. O evento acontece na próxima sexta-feira (07), a partir das 9 horas, no auditório da OAB/MS. O objetivo é promover e fortalecer a participação igualitária das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Segundo Daniele Gonçalves Vieira de Pinho, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MS, mesmo com a difusão da idéia de que a mulher, após anos de luta, conquistou espaço no mercado, ainda é preciso ter uma participação efetiva. “A presença da mulher tanto nos poderes executivo, legislativo e judiciário como na própria seccional da OAB ainda é reduzida”, analisa a presidente da comissão.

De acordo com Daniele, a maioria dos integrantes dos poderes e instituições judiciárias ainda é formada pelos homens e seminários como o que será realizado na próxima sexta podem mudar esta realidade. “Eventos como este são fundamentais para que se forme mais lideranças femininas no estado”, afirma.

O seminário será realizado em todos os estados brasileiros, com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre o assunto e promover a igualdade de gênero. Para Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti, organizadora do evento e membro da Comissão da Mulher Advogada, a mulher ainda sofre muito preconceito inclusive nos próprios partidos já que encontra dificuldades ao se filiar. “Nossa missão é discutir política para mulher e fazer com que nas próximas eleições tenhamos mulheres comprometidas com a política”.

Confira a programação do evento:

09h30 – Palestra “Participação das Mulheres nos espaços de poder e decisão” ministrada por Elizabeth Saar da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
10h00 - “A mulher e a democracia” – Senadora Marisa Serrano
10h30 – “A mulher no Executivo” – Simone Tebet
11h00 a 12h00 – Debate “Caminhos e Diálogos: mais mulheres no poder” mediado por Carla Stephanini
14h00 – Reabertura dos trabalhos
14h30 – “Mini Reforma Eleitoral” – Elisabeth Saar (SPM)
15h00 – Apresentação da Plataforma Política 2010 – Tereza Vitale do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos
15h30 – Coffe Break
16h00 – Debate
17h00 – Encerramento


SIGA-NOS NO Google News