Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seminário discute radiação de telefones e computadores

Agência Câmara - 04 de novembro de 2004 - 13:16

Não há evidência científica de que as radiações eletromagnéticas, emitidas pela televisão, telefonia celular, emissoras de rádio e pelas telas de computador, prejudiquem a saúde das pessoas (Síndrome da Hipersensitividade Eletromagnética). A informação foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde, na quinta-feira passada, após dois seminários realizados entre os dias 25 e 28 de outubro, nas cidades de Praga, na República Tcheca, e Genebra, na Suíça. Os principais sintomas da síndrome são caracterizados por dor de cabeça, fadiga, stress, distúrbios do sono, problemas da pele como sensações de ardência e assaduras, e dores musculares, entre outros.
A Câmara dos Deputados esteve representada nos dois encontros pelos deputados Rafael Guerra (PSDB-MG), presidente da Frente Parlamentar da Saúde e eintegrante da Comissão de Seguridade Social e Família, e Júlio Semeghini (PSDB-SP), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Pesquisas
Rafael Guerra disse que a Organização Mundial de Saúde vem pesquisando o assunto há muitos anos. "Hoje, nossa sociedade vive num emaranhado de radiações eletromagnéticas. Isso não deixa de ser uma preocupação da Organização Mundial de Saúde que vem, há muitos anos, pesquisando o assunto, principalmente, com o aumento da telefonia celular; averiguando a possibilidade de algum efeito nocivo à saúde. Tanto das torres de celular, quanto dos aparelhos de telefone e de outras radiações que estão no meio ambiente".
O deputado explicou que os estudos feitos da Organização Mundial de Saúde ateé agora mostram que as radiações eletromagnéticas não afetam as pessoas. "É um encontro que não deixa de nos tranquilizar. Não há nenhuma evidência de que essas radiações possam estar levando a problemas na gravidez, no desenvolvimento das crianças, à formação de tumores de câncer ou de leucemias. Não há nenhuma evidência científica comprovando esse possível efeito".

Hipersensibilidade
Ele explicou, porém, que algumas pessoas podem ter uma hipersensibilidade à radiação e que isso pode afetar, por exemplo, alguém que fique o dia todo à frente de um monitor de computador. Segundo Rafael Guerra, as radiações podem provocar, nesses casos, irritação na pele. Os casos diagnosticados, segundo ele, no entanto, são muito raros, disse o deputado.
Rafael Guerra informou também que a Organização Mundial de Saúde apresentará, nos próximos quinze dias, normas de padronização das torres de telefonia celular para evitar qualquer possibilidade de dano à saúde de moradores vizinhos por radiação.



Reportagem - Allan Pimentel
Edição – Paulo Cesar Santos

SIGA-NOS NO Google News