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Semana da Cidadania homenageará Betinho

Leonardo Stavale / ABr - 15 de julho de 2004 - 08:45

Uma campanha de comunicação foi lançada nesta quarta-feira, em São Paulo, para divulgar a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, em 2000. A semana homenagerá o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, organizador do Mutirão contra a Fome, que inspirou a criação do Programa Fome Zero. Ela terá início em 9 de agosto, dia da morte de Betinho, e se estenderá até o dia 15.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade será realizada pela primeira vez no país. Ela foi idealizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, com o apoio de empresas e organizações. Além do presidente do Ethos, o empresário Oded Grajew, participaram do evento de lançamento, realizado pela manhã, André Spitz, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, Marielza Oliveira e Lucien Munoz, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e Gilberto Galan, Secretário Executivo da Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade. Um segundo evento foi programado para o final do dia, também na capital.

O presidente do Ethos acredita que a data servirá “para informar que existem as metas do milênio com as quais o Brasil se comprometeu e que precisam ser cumpridas, e que a semana seja de mobilização, cobrança, iniciativa e reflexão sobre os rumos do país”. Grajew preferiu não julgar o desempenho do atual governo federal sobre as metas da ONU. “A idéia que é nessa semana o governo apresente seu relatório mostrando o que já foi cumprido, o que falta cumprir e que a sociedade possa avaliar como o governo brasileiro está caminhando”.

Espera-se que no lançamento da Semana, em 9 de agosto, estejam presentes autoridades, lideranças de movimentos sociais e empresários. Durante a apresentação, o Ethos propôs que conselhos de educação, de saúde e outros se encontrem, para articular uma política nacional interligada para alcançar os ODM.

A campanha foi concebida para que seja abraçada voluntariamente por cidadãos, empresas, governos e instituições. Para divulgar os oito Objetivos do Milênio, que incluem a erradicação da fome e do analfabetismo entre outros, foram criados selos coloridos, semelhantes a placas de trânsito, para serem usados a critério de quem aderir. Esse material foi lançado quase um mês antes da Semana propriamente dita, para que possa ser usado em grande escala. Não existem direitos autorais ou de outro tipo a serem pagos.

Voluntariamente, a agência de publicidade McCann Erickson do Brasil criou a campanha publicitária, com o tema "Oito Jeitos para Mudar o Mundo" e o slogan "Nós Podemos, além de vinhetas para rádio e comerciais de televisão". O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, imprimiu os símbolos nas suas sacolas e a escola de samba carioca Portela abordará o tema em seu próximo samba-enredo.

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