Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seleção de bolsistas para doutorado está na reta final

Assessoria MEC - 11 de maio de 2004 - 15:31

Termina no próximo mês o processo de seleção de bolsistas para doutorado no exterior, no período 2004/2005, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O processo foi iniciado no segundo semestre de 2003, com 822 candidatos. Após as etapas de análise documental e de mérito, foram selecionados 243 candidatos para a entrevista, realizada em março último.

Segundo informações da coordenadora-geral de Programas no Exterior, Maria Luiza Lombas, os aprovados nessa última etapa já estão sendo notificados pela Capes e deverão enviar, até 31 de maio, a documentação complementar, indispensável ao recebimento efetivo das bolsas de estudos, a partir do segundo semestre de 2004. A relação dos contemplados só será conhecida após o cumprimento desta exigência.

Cotas – A coordenadora informa ainda que, de acordo com a disponibilidade orçamentária da Capes para este ano, foram destinadas 140 cotas de bolsas de doutorado no exterior. Dessas, o maior número – 26 – está previsto para atender à área de Engenharia, de acordo com a política industrial do governo. A distribuição das cotas leva em conta a prioridade atribuída pela comunidade científica na análise de mérito das propostas.

A Capes mantém, atualmente, mais de 1.500 alunos no exterior, sendo 763 bolsistas de doutorado pleno, 595 de doutorado-sanduíche – modalidade em que o aluno passa apenas um período no exterior – e 341 de estágio pós-doutoral. Os Estados Unidos são o destino mais visado. Em seguida, vêm a Grã-Bretanha e a França. Quanto às áreas mais procuradas, a de Ciências Sociais está na frente, seguida por Ciências Exatas e Engenharias.

Repórter: Fátima Schenini

SIGA-NOS NO Google News