Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Segurados podem sacar PIS, Pasep ,FGTS sem intermediário

AgPrev - 07 de abril de 2004 - 15:15

Aposentados e pensionistas da Previdência Social não precisam de intermediários para sacar o primeiro pagamento do benefício nem para obter a liberação dos valores do PIS/Pasep e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Quando passam a ter direito a aposentadoria ou a pensão por morte, os segurados da Previdência recebem uma série de documentos, inclusive a Carta de Concessão de Benefícios e a Certidão para Saque do PIS/Pasep/FGTS, enviados pelo INSS, via correio.

Na Carta de Concessão constam a data do início do benefício, o discriminativo de cálculo, o valor e o local de pagamento, entre outras informações. Já a certidão contém os dados necessários para o segurado obter a liberação dos valores do PIS/Pasep e do FGTS.

Tanto para sacar o primeiro pagamento do benefício como para obter os valores do PIS/Pasep e do FGTS, o segurado não precisa de intermediários. No caso do primeiro pagamento, basta a pessoa se dirigir ao banco indicado na carta de concessão com seus documentos pessoais. Em se tratando do saque do PIS/Pasep/FGTS, o beneficiário deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, também com os documentos pessoais.

Se a pessoa não recebeu ou perdeu esses documentos, ela pode solicitar a segunda via na própria agência da Previdência responsável pela concessão do benefício ou pela Internet, no site www.previdencia.gov.br, na seção

SIGA-NOS NO Google News