Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretários rebatem críticas de Lula a produtores

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 14 de outubro de 2005 - 13:55

Secretários de Agricultura reagiram duramente às críticas feitas ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos produtores rurais em função do foco de febre aftosa constatado no último sábado em Eldorado. Ontem, em Portugal, Lula disse que não faltaram recursos para ações sanitárias e que "o primeiro responsável pela vacinação do rebanho é o proprietário, porque aquilo é seu patrimônio, é seu ganha-pão".
Os secretários de 15 estados estão em Brasília (DF) participando de reunião com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para discutir o assunto. O secretário Minas Gerais, Silas Brasileiro, destacou que não houve liberação de recursos, na prática, este ano e chamou Lula de “mal informado”. Ele disse que seu estado só cede no embargo à carne de Mato Grosso do Sul quando o governo tomar decisões concretas para isolar a doença, conforme informações da Folha on line.
Na avaliação do secretário de Goiás, Roberto Palestra, foi infeliz a fala do presidente sobre a situação dos pecuaristas. "Ele [Lula] deveria ter ficado calado", disse. Para ele, o governo tenta mudar o foco quando diz que não houve contingenciamento.
Ontem, em Portugal, Lula afirmou que o foco de aftosa não surgiu por falta de liberação de recursos para vacinação ou fiscalização.
Autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul trabalham com várias hipóteses para surgimento do foco de febre aftosa em Eldorado, a mais forte delas de que a doença possa ter sida introduzida através do contrabando de gado paraguaio. Isso porque os índices de vacinação em todo o país são próximos de 100%. As investigações ainda não foram concluídas.

SIGA-NOS NO Google News