Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretária de Saúde responde sobre fechamento de ESF em ponto facultativo

Bruna Girotto - 01 de novembro de 2013 - 14:45

Por meio do Cassilândia News, a secretária de Saúde, Débora Queiroz, ficou sabendo da reclamação feita por Ariane Rodrigues, em seu Facebook.

Segundo Ariane, ela chegou às 4h40 no Postão para marcar um exame, que só é marcado no dia 1º, ficou até às 7h, porém ninguém avisou que o posto não funcionaria, em razão do ponto facultativo decretado no último dia 30 de outubro pelo prefeito Carlos Augusto da Silva. 

A secretária Débora explicou que "os exames de mamografia e hormônios são autorizados todo dia 1º útil, porque são vagas limitadas, então é por ordem de chegada. Se o dia 1º dá em fim de semana ou feriado, a autorização é feita sempre no próximo dia útil".

Assim, Ariane e os demais pacientes que foram hoje devem comparecer na próxima segunda para agendar seus exames.

"São exames que não são feitos lá no Postão e sim no laboratório e clínica credeciada. E de lá, sai apenas a autorização, por causa do limite de vagas", completou.

O Cassilândia News perguntou à Secretária, o motivo pelo qual os ESF's não funcionam no dia em que é ponto facultativo. Ela respondou: "Não se caracteriza como serviço essencial, pois é serviço de atenção básica com promoção e prevenção à saúde. Serviço essencial é urgência e emergência, e isto é na Santa Casa". 

SIGA-NOS NO Google News