Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/04/2005 06:35

Sebrae/MS promove curso de Gerenciamento de Incubadoras

Contexto Assessoria

Gestores de incubadoras do Estado de Mato Grosso do Sul participaram do curso básico de Gerenciamento de Incubadoras de Empresas ministrado pelos instrutores Carlos Eduardo Bizzotto, diretor de operações do Parque Tecnológico de Santa Catarina e Tony Chierighini, Gerente de Negócios da Fundação Certi. O evento foi realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Anprotec, entre os dias 11 a 15 de abril, no Hotel Jandaia.

O conteúdo do curso incluiu a contextualização e relação com parceiros, prospecção e seleção de empreendimentos, processo de incubação, sistema de comunicação e marketing da incubadora, gestão financeira, qualidade e avaliação da incubadora, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Os novos gestores tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados nas outras incubadoras através de depoimentos e visitas.

A gerente da Incubadora Ideia de Rondonópolis/MT, Ângela Damian, veio participar do curso e disse que esse intercâmbio é essencial para o sucesso das incubadoras. “Tem que haver integração, pois a realidade é a mesma para todos”. Ângela está na gerência da Incubadora Ideia há oito meses e acredita que o acompanhamento dos incubados é fundamental para o desenvolvimento dos negócios.

Segundo a técnica do Sebrae/MS, Jocelita Palhano, o curso exercitará nos gerentes os conceitos apresentados, e possibilitará a elaboração de sistemas de gestão em cada uma das áreas discutidas. Além disso, eles terão condições de implantar processos gerenciais em suas incubadoras. “É importante que eles vejam na prática como é o funcionamento de uma incubadora”.

“O curso é ótimo, pois como gerentes temos que acompanhar o desempenho das empresas incubadas”, afirmou a gerente da Incubadora Mário Covas, Irene Teodoro da Silva. A qualificação ajudará a buscar novas parcerias, além de tornar as empresas incubadas mais sólidas no mercado. Irene afirma que os telecentros inaugurados também devem colaborar muito com esse processo.

Para o coordenador da Incubadora da Uniderp, Emerson Corazza, a qualificação dos novos gerentes faz com que as incubadoras sejam fortalecidas. “É uma troca de experiências, nós passamos pra eles o que sabemos sobre o gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa e eles transmitem isso para os incubados, todos acabam ganhando”. Eduardo ressaltou que a incubadora é um mecanismo que busca constantemente recursos, por isso, quanto mais independentes e qualificadas elas forem, mais rápido será o processo de desenvolvimento.

“E fundamental conhecer primeiro a incubadora e só depois trazer o empreendedor, para então poder mostrar os resultados para os parceiros”, ressalta o gerente de negócios da Fundação Certi, Tony Chierighini, que ministrou módulos sobre Gestão Financeira, Sistema de Comunicação e Marketing da Incubadora e Processo de Incubação. Tony falou sobre o processo de formação de incubadoras que é incrível, pois tira o medo do empreendedor de criar o próprio negócio. “Esses incubados entram no negócio com mais confiança devido ao acompanhamento que é feito pelos gerentes e também pelas entidades parceiras”. O palestrante comentou que o processo de formação de incubadoras no Brasil é muito novo, mas, é o caminho para o desenvolvimento.

Telecentros - Uma parceria entre o Sebrae/MS, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), Unaes, Ministério da Indústria e Comércio, Banco do Brasil e Brasil Telecom, inaugurou na última quinta-feira, 14 de abril, dois telecentros onde os moradores dos bairros Mário Covas e Estrela Dalva I poderão ter acesso a aulas de informática.

Os telecentros funcionarão de segunda a sexta-feira, oito horas por dia. No local, os moradores das comunidades terão acesso à inclusão digital, social, capacitação e empreendedorismo. As inscrições estão abertas e as aulas começam no dia 18 de abril. Um telecentro está instalado na Incubadora Municipal Giordano Neto, localizada no bairro Estrela Dalva I, e o outro na Incubadora Municipal Mário Covas.





Mais informações com a assessoria de imprensa pelos telefones

3254113 ou 325-4119

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)