Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Se MS rever status, outros 11 Estados voltam a exportar

Fernanda Mathias e Aline dos Santos/Campo Grande News - 19 de junho de 2007 - 10:42

A retomada do status sanitário de Mato Grosso do Sul, perdido em outubro de 2005 com os focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, gera expectativa para outros 11 estados, que poderão voltar a exportar normalmente, caso a OIE (Organização Nacional de Saúde Animal) dê uma reposta positiva em setembro. A informação é do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Afonso Kroetz. Ele está hoje em Campo Grande onde participa de reuniões de apoio e ajustes do Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária) no combate à aftosa.

Caso a reunião extraordinária da OIE de setembro resulte no restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação, para Mato Grosso do Sul, automaticamente também terão as exportações normalizadas os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Mina Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Distrito Federal. A retomada do status excluiria os três municípios que tiveram focos da doença e que integram a chamada zona de “alta vigilâncias”, que está sendo implantada. Este regime diferenciado não tem prazo para ser concluído.

Dentre as medidas diferenciadas haverá mais rigor na permissão de saída de bovinos e produtos de origem animal, a carne só poderá sair carne desossada e maturada, o leite pasteurizado e os bovinos terão de receber identificações individuais. Além disso, a propriedade terá de estar georreferenciada. Sobre a longa agonia vivida pelo Estado, Kroetz disse que o tempo para retomada do status é variável em decorrência da continuidade da circulação viral, apontada no último laudo, divulgado em janeiro.

O superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, lembrou que a etapa de vacinação foi concluída e na sexta-feira teve início de abate de mais 20 mil animais, que termina semana que vem. São bovinos de 150 propriedades, de um total de 1,2 mil propriedades com 110 mil animais nas três cidades.

SIGA-NOS NO Google News