Cassilândia, Sábado, 26 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

08/10/2003 14:47

Schwarzenegger é o novo governador da Califórnia

Agência Brasil

O governador democrata Gray Davis reconheceu quarta-feira a sua derrota e felicitou o candidato republicano Arnold Schwarzenegger pela vitória.

"Telefonei essa noite a Arnold Schwarzenegger, felicitando-o", disse Gray Davis, ao reconhecer que os californianos tinham decidido substituí-lo no governo do estado.

O próprio Schwarzenegger já havia proclamado vitória nessa terça-feira à noite em Los Angeles.

"Agradeço ao povo da Califórnia a confiança que depositou em mim", afirmou o ator republicano, tendo a seu lado a mulher, Maria Shriver, membro da família Kennedy.

"Não vos desiludirei e vou conseguir levar a bom termo a minha missão. Serei o governador do povo", disse Schwarzenegger, mais conhecido por causa do cinema pelo papel de "Exterminador do Futuro".

Arnold Schwarzenegger já tem 50,6% dos votos, enquanto o vice-governador, o democrata Cruz Bustamante, teve ligeira recuperação e está com 31,8%. Foram apurados até agora 48,8% dos votos, segundo fonte oficial do estado.

No terceiro lugar está o republicano conservador Tom McClintock, com 13,1%, seguido pelo candidato do partido Verde, Peter Camejo (2,6%). Ao todo, 134 candidatos concorreram ao governo da Califórnia.

O atual governador Gray Davis, democrata, mal completou um ano do segundo mandato conquistado em novembro de 2002. Foi destituído por um abaixo assinado que conseguiu reunir um número acima do previsto de californianos insatisfeitos com o governo dele, cerca de 1,3 milhão.

Davis, acusado de mentir sobre a real situação financeira do Estado, com um déficit fiscal que supera os US$ 35 bilhões, foi vítima de uma lei estadual, em vigor desde 1911. Ela garante ao eleitor o direito de destituir o governador desde que pelos menos 12% dos votantes nas últimas eleições assim se pronunciem. O instrumento é o abaixo-assinado.

Arnold Schwarzenegger é o segundo ator de Hollywood a ocupar o cargo de governador da Califórnia. O primeiro foi Ronald Reagan, em 1967.

Com informações da CNN e Lusa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)