Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde orienta famílias sobre prevenção contra a dengue

Notícias MS | Aline Lira - 11 de janeiro de 2012 - 15:57

Chuva, sol, férias e imóveis fechados pode ser a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Preocupada com isso a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população, em especial as famílias que sairão de viagem, a tomar medidas eficazes para evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, criadouro em potencial para o pernilongo transmissor da doença.

“Janeiro é um mês de grande umidade. Chove e vem o sol forte, e tudo isso é ideal para o mosquito da dengue, daí a importância das pessoas não se descuidarem de suas residências, evitando o acúmulo de água em recipientes abertos”, explica a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski.

Pratinhos de vasos de plantas, garrafas, caixas d’ águas destampadas e piscinas são alguns dos inúmeros locais que podem se tornar “berçário” para o pernilongo. A orientação dada pela SES às famílias antes de viajar é que façam uma revisão em nas casas e nos quintais, eliminando qualquer tipo de ambiente que possa contribuir com a doença. As piscinas, por exemplo, devem ser tampadas com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água.

“Uma alternativa interessante para as famílias é entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município onde mora antes de viajar, solicitando uma vistoria na residência”, informa a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde.

Em Campo Grande, os interessados na visita domiciliar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pelo telefone (67) 3314 3000. Vale lembrar que as vistorias nas casas podem ser feitas desde que agendada com antecedência. Confira as dicas para combater a dengue.

Medidas_contra_dengue.doc

Ações Públicas

De acordo com o Ministério da Saúde, graças às ações de combate a dengue em conjunto com a sociedade houve uma diminuição considerável de casos registrados em todo o País. Das cinco regiões, a Centro-Oeste foi a que apresentou maior redução, 77%. Foram 211.695 casos em 2010, contra 48.524 em 2011.

Em Mato Grosso do Sul foram notificados 15.021 casos, sendo confirmado o óbito de quatro pessoas. Para que a doença seja cada vez mais controlada a SES intensifica os trabalhos nesse período de janeiro com capacitações de profissionais que dão os primeiros socorros aos pacientes com suspeitas da doença.

A capacitação de assistência como é chamada pela SES é um dos trabalhos que vem sendo executados. A primeira foi realizada na Capital na manhã desta quarta-feira (11), no prédio da Secretaria.

O curso, com 15 minutos de duração, consiste em oferecer aos médicos e enfermeiros as medidas de diagnósticos rápidas de dengue que devem ser feitas nos pacientes com suspeita da doença. A ideia é que cada pessoa receba o tratamento adequado conforme o seu estado de saúde e o tipo de dengue apresentada, sorotipo I e II. O I é o mais comum, já o II, também conhecido como hemorrágica, é o mais grave.

Dourados, Três Lagoas e Corumbá serão os próximos municípios a receberem as capacitações de assistência. Os participantes do curso terão a missão de capacitar outros profissionais, atuantes nos postos de saúde.

Além disso, a SES também encaminha para os municípios do Estado os produtos de combate ao mosquito: inseticidas, bombas costais e o material de proteção individual (EPI) - roupas e máscaras usadas no trabalho de pulverização.

SIGA-NOS NO Google News