Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Lesão no pênis pode ser câncer

Agência do Rádio - 01 de agosto de 2006 - 08:10

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, Inca, homens com fimose têm maior probabilidade de desenvolver o câncer de pênis, que é uma ferida na glande do órgão. Qualquer ferimento, independente de ser doloroso ou não, deve ser analisado por um especialista, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento da lesão. A cirurgia é o tratamento mais indicado, mas radioterapia e quimioterapia também podem ser oferecidos. O chefe do Serviço de Urologia do Instituto Nacional do Câncer, Aristóteles Wisnescky, relata sobre a incidência do problema.

"Há incidência maior em pacientes que não foram submetidos à circuncisão, que consequentemente têm pior higiene desse local. Então, se você melhorar as condições de higiene, provavelmente vai diminuir a incidência do câncer e também se você submeter os pacientes à uma circuncisão vai diminuir."

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste. Para prevenir o câncer de pênis é necessário uma limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News