Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Gripe x Resfriado como diferenciar

Agência do Rádio - 10 de maio de 2012 - 16:43

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe continua até o dia 25 de maio e o Ministério da Saúde alerta para o diagnóstico correto da doença. Na maioria das vezes as pessoas ficam em dúvida se estão gripadas ou resfriadas. Geralmente, elas sabem apenas que a gripe é mais forte e provoca um mal estar maior. O pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Mauricio Leite explica a diferença dos sintomas da gripe e do resfriado.


\\\"O resfriado é doença que causa um pouquinho de coriza que a secreção nasal, o lacrimejamento, às vezes a obstrução nasal, os espirros. A gripe que é uma doença que é bem mais seria também cursa com alguns sintomas como secreção nasal, obstrução nasal ou até mesmo um pouco de coriza e lacrimejamento. Mas junto com esses sintomas ela tem outros componentes que são bem mais importantes que é a febre e a dor no corpo\\\".

O pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição, Mauricio Leite fala que para tratar o resfriado basta lavar o nariz com soro fisiológico. Já o tratamento da gripe é mais complicado.


\\\"A gripe acabado tendo uma necessidade de tratamento bem mais intenso e rigoroso para o controle da febre. E, mas do que o tratamento em si a gripe merece uma atenção muito grande em relação às potenciais complicações. Então a febre que persiste, se o paciente começa ter tosse com catarro, o idoso que começa ficar muito abatido. Eles merecem uma avaliação complementar na intenção de excluir uma complicação da gripe, principalmente uma complicação bem grave que é a pneumonia\\\".

A gripe e o resfriado são transmitidos por uma pessoa contaminada quando ela fala, espirra, tosse e até mesmo ao apertar a mão de outra pessoa. Por isso, deve-se sempre lavar as mãos para evitar a doença.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News