Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/02/2008 08:44

Saúde: entenda o que é o estresse pós-traumático

Agência do Rádio

Por uma série de razões, a maioria das pessoas está exposta, em seu cotidiano, a fatos que geram grande tensão emocional: a perda de um amor, um assalto, um acidente, um fracasso profissional, uma decepção. O que para uns pode ser apenas um problema passageiro, para outros pode levar a uma doença chamada estresse pós-traumático. O determinante, nesse caso, é a maneira como a pessoa vai interpretar a situação ocorrida. A psicóloga especialista em fobias, Adriana de Araújo, explica.


"A situação não necessariamente é uma situação ruim específica, pode ser uma interpretação de algo negativo. Então, não é, por exemplo, porque alguém foi assaltado que desenvolve o estresse pós-traumático. Mas um fato que ela interpreta como negativo – inclusive até mesmo uma situação de assalto – faz com que ela desenvolva essa situação."

Alguns sintomas do estresse pós-traumático são: sensação de mal-estar, medo, repetições de pensamentos negativos e sentimento de preocupação. Como lembra a psicóloga, a doença tem cura e o apoio da família para a recuperação do doente é fundamental.

"Fundamental o apoio familiar, principalmente para entender que situações desse tipo estão longe de serem frescura ou problemas de caráter ou qualquer outro distúrbio que não mereça atenção, pelo contrário, isso está longe de ser algo falso ou fictício, isto é realmente algo que merece apoio."

Para quem olha de fora, o sentimento de preocupação daquele que sofre com a doença parece sem motivo. Mas, na mente de quem sofre, a vida se apresenta muitas vezes como uma ameaça difícil de superar.

De Brasília, Marcelo Brito

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)