Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde - Dentaduras impróprias podem causar câncer

Agência do Rádio - 24 de outubro de 2006 - 06:06

Poucos sabem, mas as dentaduras têm prazo de validade. Isso porque, ao longo dos anos, o ser humano apresenta reabsorção óssea. Ou seja, os ossos sobre os quais a prótese foi moldada diminuem naturalmente, o que pode deixar a dentadura instável. As conseqüências são prejuízo na mastigação, na fala e na estética. Além disso, as lesões constantes nos tecidos da boca podem causar câncer. Cerca de 60% da população brasileira utiliza dentadura, segundo o levantamento feito pela SB Brasil, do Ministério da Saúde. De acordo com o membro da Academia Européia de Osteointegração, Clarindo Mitiyoshi, uma pessoa pode ficar, no máximo, três anos com a mesma prótese, que deve ser revisada anualmente. O especialista ressalta, que atualmente, existem outras alternativas à prótese.

"Hoje, diante da introdução da implantodontia, do processo do implante ortointegrado, na maioria dos casos era possível se eliminar a prótese total. Isso depende de vários fatores e tem casos em que há a necessidade de enxerto. Mas hoje praticamente está sendo abolido o enxerto para prótese, para remoção de próteses totais e para a colocação de prótese sobre implante."

Para Mitiyoshi, a prótese fixa sobre implante é a solução definitiva porque oferece maior estabilidade e segurança para o paciente mastigar, sorrir e falar, recuperando sua auto-estima e favorecendo o seu convívio social.

De Brasília, Eline Santos



SIGA-NOS NO Google News