Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde - Cuidado com o sangramento uterino anormal

Agência Rádio - 28 de setembro de 2006 - 07:12

Uma disfunção muito comum que pode aparecer em mulheres desde a adolescência até a menopausa é responsável por 20% das consultas ginecológicas. O sangramento uterino anormal é aquele sangramento irregular que vem fora do período da menstruação e traz um fluxo mais intenso. Na maioria das vezes, o problema está relacionado a alguma disfunção hormonal. Nas mulheres mais jovens pode indicar anemia ou outras alterações sanguíneas. Mas dependendo do quadro, o sangramento uterino anormal também pode esconder um problema mais grave, como explica o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira.

"O mais importante é que o diagnóstico seja feito porque o que a gente vê, às vezes, são pessoas que acham que o sangramento é hormonal e, na verdade, têm uma doença, um mioma, um pólipo, que não foi visto. Porque, na investigação do sangramento uterino, o ultrasom vaginal normalmente faz parte. Quando vem alterado com algum mioma ou alguma outra doença, ele pode ser a causa. Mas, às vezes, o ultrasom está normal e existe um exame mais avançado, que é um exame endocópico, a gente olha dentro do útero e podemos identificar até pequenas lesões, que não são vistas na ultrasonografia, que são responsáveis pelo sangramento."

Todo tipo de sangramento fora do período menstrual deve ser observado e, em casos de permanência do corrimento, a mulher deve procurar um ginecologista.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News