Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2013 15:09

Satélite da Nasa capta imagens de incêndio que causou mortes em Dourados

Helton Verão, Campo Grande News
A imagem é do satélite ambiental Aqua, operado pela Nasa, que através dos sensores “Modis” (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer) captam os focos de fogo. (Foto: Reprodução)A imagem é do satélite ambiental Aqua, operado pela Nasa, que através dos sensores “Modis” (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer) captam os focos de fogo. (Foto: Reprodução)

O fogo, que começou na madrugada de ontem, entre as rodovias BR-463 e MS-379, na saída de Dourados para Laguna Carapã, pode ser visto não só por quem estava pela região, mas também pelos satélites meteorológicos em todo mundo.

A imagem é do satélite ambiental Aqua, operado pela Nasa, que através dos sensores “Modis” (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer) captam os focos de fogo. Nela aparecem como pequenos quadrados vermelhos em áreas do sul de Mato Grosso o Sul e também sobre o Paraguai.

É possível notar grande a concentração de focos na região de Dourados. A fumaça pode ser perfeitamente diferenciada de uma nuvem que estava próxima da queimada

A causa do fogo, que durou mais de dez horas, foi um incêndio programado por uma usina da região, mas as chamas saíram do controle. A aproximação de frente fria faz o vento aumentar, o que facilitou o espalhamento do fogo e da fumaça.

De acordo com nota divulgada pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul): “As queimadas agrícolas são comuns nesta época do ano. Agosto costuma ser o auge do fogo nos campos. A prática de atear fogo na vegetação é largamente usada no Brasil pelos agricultores para fazer a limpeza do terreno, para preparar a terra para o novo plantio. As queimadas agora visam o plantio da nova safra o ano que vem”, explicou.

Além das suas mais de 10 horas de destruição, uma pessoa morta, nove pessoas precisaram ser socorridas, inclusive um bebê de cinco meses, por intoxicação com a fumaça.

Em uma das fazendas, cerca de 40 bois morreram queimados e outros terão que ser sacrificados, pois tiveram parte da carcaça queimada. O total de animais mortos ainda está sendo apurados, já que propriedades vizinhas também foram atingidas.

Segundo os Bombeiros, 15 caminhões pipas de usinas e da Prefeitura de Dourados ajudaram no combate que levou mais de cinco horas. Ao todo, 330 mil litros de água foram usados.

A chance de chover em Dourados nas próximas 48 horas é baixa. Porém, os ventos devem aumentar devido a aproximação de uma frente fria, o que vai facilitar a propagação do fogo e o espalhamento da fumaça.

Isso é um belo instrumento para a promotoria do meio ambiente utilizar na linha ferrea da all onde ocorrem todos os anos vários focos de incendio.
 
Terence Groot em 23/08/2013 18:42:07
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)