Cassilândia, Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

Últimas Notícias

23/12/2018 09:00

São João Câncio

Redação

São João Câncio nasceu em Kety, diocese de Cracóvia, Polônia, no ano 1390. Após haver concluído os estudos, ordenou-se sacerdote. Foi professor de filosofia e teologia na Universidade de Cracóvia. Enquanto os cismas e heresias existentes naquele tempo multiplicavam-se com uma rapidez espantosa na Igreja, João Câncio empenhava-se em ensinar ao povo a doutrina cristã e o caminho da santidade. Coerente com os sermões que pregava e as orientações que dava, levava uma vida de penitência, simplicidade e castidade. Profundamente humilde e dono de um coração misericordioso e generoso, embora fosse uma das pessoas de maior conhecimento de sua época, a ninguém procurava sobrepujar. Pelo contrário, preferia ser desprezado, tratando com bondade e serenidade aqueles que o humilhavam e difamavam. De espírito claramente franciscano, distinguia-se por uma enorme caridade evangélica. Nas discussões em defesa da fé cristã, recebia mais insultos que argumentações objetivas e, mesmo quando sua paciência e humildade eram postas à prova, não perdia a costumeira serenidade de espírito e se limitava a responder: “Graças a Deus!”. Como era o responsável pela educação dos príncipes da casa real polonesa, às vezes era obrigado a participar de alguma festa na Corte. Dele se conta que certa vez, ao apresentar-se para um banquete, usava roupas tão simples que um criado, que não o reconheceu o pôs para fora, e que ele, que nunca usou sua posição e prestígio para qualquer tipo de benefício pessoal, aceitou humildemente a expulsão, trocou de roupa e voltou à recepção. Em meio às maiores adversidades e dificuldades jamais se afastou do seu lema de vida: “Mais para o alto!”. Homem de muita oração, após as aulas se dirigia invariavelmente à Igreja onde, durante muito tempo, se entregava à oração e à contemplação de Cristo, na Eucaristia. São João Câncio morreu em Cracóvia, na noite de natal de 1473, sendo canonizado em 1767.

Hoje, quando o que se fala, nem sempre é o que se pensa, onde o que se promete, nem sempre é o que se pretende realizar, onde a fidelidade à meta traçada é facilmente esquecida, São João Câncio propõe aos que querem ser e fazer discípulos para Jesus, uma vida de coerência, sem fingimentos e hipocrisias, onde palavras e ações formem um todo homogêneo. Isso porque o mundo pode escutar tudo que se diz, mas só segue aquele cujas palavras estão perfeitamente de acordo com a vida que levam.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 04 de Junho de 2020
Quarta, 03 de Junho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)