Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Últimas Notícias

27/10/2018 09:00

São Frumêncio

Redação

São Frumêncio, chamado pelos etíopes de Abba Salama, que significa “portador de luz”, foi o primeiro missionário da Etiópia. Sua vida é repleta de lances incríveis. Conta-se que no tempo do Imperador Constantino, um velho mestre regressava da Índia para a cidade de Tiro, costeando as margens da África, na companhia de dois jovens discípulos chamados Frumêncio e Edésio, quando, por ocasião de uma parada em um dos portos, um grupo de etíopes assaltou de embarcação, matando todos os passageiros, com exceção de Frumêncio e Edésio, que no momento se encontravam em terra firme, sob a sombra de uma árvore, lendo um livro. Os dois jovens foram presos e conduzidos à presença do rei que decidiu colocá-los a seu serviço: Frumêncio como seu secretário e Edésio como copeiro. Com a morte do rei, enquanto aguardava que o príncipe herdeiro atingisse a maioridade, o poder passou a ser exercido pela rainha que decidiu confiar a Frumêncio a educação do futuro rei. Exatamente por essa época, Frumêncio e Edésio obtiveram licença da rainha-mãe para erguer uma igreja próxima ao porto. Quando anos depois o rei assumiu o trono, os dois amigos ganharam a liberdade e voltaram à pátria. Edésio foi para a cidade de Tiro onde encontrou o historiador Rufino a quem narrou sua história. Frumêncio foi para Alexandria, no Egito, a fim de avistar-se com o bispo Atanásio e pedir-lhe que ele enviasse um bispo acompanhado de alguns missionários para a Etiópia. Atanásio não apenas atendeu o pedido, como consagrou bispo o próprio Frumêncio e o mandou de volta, acompanhado de mais alguns missionários. Frumêncio foi cordialmente recebido pelo rei Ezana, que foi um dos primeiros a aderir ao cristianismo, sendo logo seguido pela maior parte de seus súditos. Muitas conversões foram acontecendo ao longo dos anos, até a expansão do islamismo, no século VII. A semente do cristianismo plantada por São Frumêncio produziu abundantes frutos e ele ficou conhecido como “O apóstolo da Etiópia”.

No mundo de hoje onde facilmente as pessoas cedem ante os obstáculos e se deixam abater pelas dificuldades, somos convidados por São Frumêncio a aproveitar todas as ocasiões, das mais simples às mais complexas, para anunciar a mensagem do Evangelho e, mesmo diante dos aparentes fracassos e naufrágios, jamais desistir, pois a graça de Deus agindo em nós, pode transformar – e transforma realmente – as situações de escravidão e morte, em situações de libertação e vida.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)