Cassilândia, Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

12/01/2020 09:00

São Bento Biscop

Redação

São Bento Biscop nasceu no ano 628 na Inglaterra. Fazia parte do exército e como tal, servia ao rei. Com a idade de 25 anos tomou a decisão que mudou completamente sua vida: abandonou a casa, parentes, profissão, e renunciou aos favores do rei para colocar-se a serviço de Cristo, para ele agora o único e verdadeiro rei. Após ter feito sua escolha, fez a primeira viagem a Roma. Tornou-se monge em Lérins e a seguir voltou para a Inglaterra. Admirador incondicional do Papa e dos apóstolos São Pedro e São Paulo, fundou na Inglaterra dois grandes mosteiros, ambos com bibliotecas, um em honra de São Pedro e outro em honra de São Paulo, distantes apenas duas léguas um do outro. Por seis vezes, São Bento Biscop foi a Roma. Suas viagens, além do caráter devocional tinham a finalidade de aprender mais sobre as instituições monásticas a fim de introduzir nos mosteiros ingleses os costumes dos mosteiros romanos. Todas as vezes que ia a Roma ele aproveitava para adquirir e levar para a Inglaterra ornamentos sacros, imagens e livros sobre os mais variados assuntos, além de arquitetos, vidraceiros, pintores e músicos para construção e embelezamento das igrejas. São Bento Biscop procurava com tanto empenho despertar nos fiéis o amor às ciências, às letras e às artes que, certa vez, chegou a pedir ao Papa Agatão que enviasse o cantor da Basílica de São Pedro à Inglaterra para ensinar liturgia e canto aos monges. São Bento Biscop despertou a juventude de seu tempo para a vida de oração, de caridade e de respeito à dignidade humana. Ao regressar de sua sexta viagem, verificou, com surpresa, que parte da obra sacra construída por ele havia sido destruída durante uma epidemia que se abatera sobre a cidade. São Beda, que foi seu discípulo desde os sete anos de idade, assim fala sobre ele, no livro intitulado “Vida dos Cinco Santos Abades”: “Bento foi santo por graça e pelo nome”. São Bento Biscop morreu no dia 12 de janeiro de 690, aos 62 anos de idade.

Hoje São Bento Biscop, o monge que compreendeu que a arte não se opõe à fé, nem a beleza se opõe à vida, e que por isso soube, em seu tempo, colocar a arte a serviço da fé e da vida, nos convida a valorizar a arte nas suas múltiplas manifestações e a não ter medo de usá-la para anunciar o Evangelho de modo mais alegre, bonito, moderno e criativo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 07 de Agosto de 2020
Quinta, 06 de Agosto de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)