Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

24/08/2019 09:00

São Bartolomeu

Redação

São Bartolomeu fazia parte do grupo dos doze apóstolos que acompanharam Jesus durante sua vida pública. O evangelista João o chama de Natanael, que significa “Dom de Deus”, e que é seu nome próprio. Os outros evangelistas o chamam pelo nome de família: Bartolomeu ou Bar-Tolmai, isto é, filho de Tomai. Bartolomeu ou Natanael, era amigo de Filipe e foi este quem o apresentou a Jesus. A primeira vez que Filipe falou de Jesus a Bartolomeu lhe disse: “Encontramos aquele que foi anunciado por Moisés e seus profetas. É Jesus de Nazaré”. A essa afirmação Bartolomeu respondeu com palavras desconcertantes: “Pode vir algo de bom de Nazaré?”. Essa resposta tem muito a ver com o fato de Bartolomeu ser natural de Caná da Galiléia, cidade distante apenas 14 quilômetros de Nazaré, e de existir uma grande rivalidade entre as duas cidades. Certa vez Jesus elogiou publicamente Bartolomeu: “Eis aí um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”. E quando Bartolomeu, admirado, perguntou de onde Jesus o conhecia, este respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas sob a figueira”. Tratava-se certamente de um ato íntimo, que ninguém, senão Bartolomeu poderia saber. “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”, disse Bartolomeu, e depois desse diálogo, aderiu inteiramente a Jesus. Não sabemos muito sobre suas atividades apostólicas, mas segundo uma tradição ele pregou o Evangelho no Oriente, havendo divergências apenas quanto aos locais. Em seguida, segundo ainda uma antiga tradição, ele foi para a Armênia onde pregou em mais de 12 cidades, chegando a converter o rei Polímio e sua esposa. Essas conversões contudo provocaram inveja nos sacerdotes locais que conseguiram, através de um irmão do rei, uma ordem para matá-lo. Bartolomeu morreu como mártir da fé. Por causa do modo como sofreu o martírio – tiraram sua pele e depois o decapitaram – ele é considerado o padroeiro dos curtidores, carniceiros, e até dos encadernadores que trabalham com peles.

Nos dias de hoje, em que a hipocrisia das atitudes e a falsidades das palavras permeiam as relações, merece especial atenção o elogio que Jesus fez a Bartolomeu. De fato, sinceridade nas palavras e nas ações, coerência entre o que se diz e o que se faz, são virtudes indispensáveis aos seguidores de Jesus. Não é sem razão que o povo diz que um dedal de bons exemplos vale mais que um tonel de bons conselhos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Quinta, 19 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 18 de Setembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)