Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

11/05/2019 09:00

Santa Joana de Aveiro

Redação

 Joana de Aveiro era filha de Dom Afonso V e de sua mulher, dona Isabel. Nasceu no dia seis de fevereiro de 1452 e era a herdeira do trono de Portugal. Como era muito bonita, muito cedo vários pretendentes se apresentaram com o desejo de desposá-la, mas a todos ela recusou. Tinha 15 anos de idade, quando a mãe morreu, e a pedido do pai passou a assumir o governo da casa. Desde cedo Joana mostrou mais inclinação para servir ao Reino de Deus do que para reinar na terra. Obrigada pelo cerimonial a participar das festas da Corte, por penitência, usava um cilício e túnicas ásperas e grossas por baixo das roupas e jóias finas. Joana dormia no chão e jejuava constantemente, principalmente às sextas feiras, quando passava a pão e água. Tinha uma particular predileção pelos pobres a quem dedicava seu tempo e sua atenção e dava ajuda e proteção. Segundo o costume da época, todos os príncipes deviam ter uma divisa. A dela era uma coroa de espinhos. Após obter o consentimento do pai, ingressou no convento de Odivelas e em seguida foi para o Convento de Jesus de Aveiro, onde recebeu o hábito de noviça. No convento exercia os trabalhos mais humildes, rejeitava qualquer tipo de privilégio e não se cansava de fazer penitência pela conversão dos pecadores. Em 1479 o país foi assolado por uma peste, e o rei preocupado com a saúde e a vida da filha, ordenou que ela saísse do convento de Aveiro e fosse para Alentejo onde a peste não havia se manifestado. Joana obedeceu, mas após 11 meses, tão logo o perigo passou, ela voltou para Aveiro. Em 1481 perdeu o pai e em 1489 adoeceu. Santa Joana de Aveiro morreu em 1490, vítima de dolorosa enfermidade. Em quatro de abril de 1693, ela foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII. Após a beatificação, D. Pedro II mandou construir um túmulo luxuoso para onde foram trasladados seus restos mortais e onde se encontram até hoje. Em cinco de janeiro de 1965, o Papa Paulo VI a declarou santa.

No mundo de hoje onde as luzes dos shoppings, o barulho das festas e a febre de poder continuam seduzindo e encantando, Santa Joana de Aveiro, uma jovem que teve um reino a seus pés, mas que preferiu servir ao Reino de Deus e, a Deus nos mais pobres e carentes, nos lembra que reina mais e melhor quem mais se coloca a serviço dos menores da sociedade, quem assume as lutas contra as injustiças que ferem e levam o povo ao sofrimento e à morte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)