Cassilândia, Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

Últimas Notícias

03/01/2019 09:00

Santa Genoveva

Redação

Santa Genoveva, uma das santas mais populares da França e padroeira da cidade de Paris, nasceu no ano 422, em Nanterre, pequena localidade perto de Paris. Ainda muito jovem foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre que viajava pela Europa, com a finalidade de combater a heresia pelagiana que afirmava poderem os homens alcançar a salvação pelo próprio esforço, sem necessidade da graça divina. Quando tinha mais ou menos 20 anos de idade Genoveva começou a fazer parte de um grupo de jovens consagradas que viviam em suas próprias casas. Ela cumpria os deveres religiosos, alimentava-se frugalmente, jejuava constantemente, dedicando-se inteiramente à oração, à penitência e às obras de caridade. Aos 30 anos, já mais amadurecida, voltou-se com grande intensidade para as questões políticas e problemas sociais de seu tempo. Por ocasião da ameaça de invasão de Átila, Rei dos Hunos, foi ela quem convenceu os parisienses a confiarem na proteção divina e a permanecerem em Paris. Por causa dessa sua atitude esteve a ponto de ser linchada pelos covardes e medrosos que queriam abandonar a cidade. Passada a ameaça dos bárbaros, veio a guerra, e com ela as doenças, a fome e a carestia. Nessa ocasião Genoveva se entregou de corpo e alma à tarefa de ajudar a população. À frente de um grupo, ela percorria as ruas do rio Sena em busca de alimentos, regressando quase sempre com os barcos cheios de cereais que distribuía com a população faminta. Sua caridade sem limites fez com que fosse venerada até pelos pagãos. Contam que o pai do rei Clóvis a considerava tanto que nunca lhe recusava qualquer pedido, e que ela se valia dessa amizade para beneficiar os pobres e obter anistia para presos políticos. Todos admitem que Genoveva muito contribuiu para a conversão de Clóvis. Ela morreu por volta do ano 502. No lugar de seu túmulo foi construída uma basílica. Santa Genoveva é invocada por ocasião das grandes calamidades e para obter chuva.

Hoje Santa Genoveva nos aponta para uma vida de oração, de penitência e de intimidade com Deus, mas também nos fala da necessidade de estarmos atentos às questões culturais, políticas e sociais de nosso tempo, porque fé e vida são companheiras de uma mesma caminhada. Tal como Santa Genoveva, precisamos manter os olhos abertos e os ouvidos atentos para ver e ouvir os apelos que chegam ao nosso coração, através do clamor dos pobres que esperam de nós, o pão do trigo e o pão da justiça.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 04 de Junho de 2020
Quarta, 03 de Junho de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)