Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

05/02/2019 09:00

Santa Águeda

Redação

Santa Águeda, também conhecida como Santa Ágata, nasceu na Catânia, Sicília. De família nobre e rica, sua riqueza, aliada à sua beleza, despertaram a atenção do pró-cônsul da Sicília, Quinciano, que a pediu em casamento. Ela, porém, que já havia no interior de seu coração se consagrado a Jesus Cristo, não aceitou a proposta. A rejeição feriu Quinciano que, sentindo-se derrotado e humilhado, cheio de ódio, passou a perseguí-la, chegando a submetê-la às mais terríveis tentações e torturas. Presa pelos soldados de Quinciano, Águeda foi entregue a uma velha pervertida que, durante 30 dias fez de tudo para encaminhá-la pelo caminho da perversão e do vício. Por não ceder às tentações e artimanhas da velha, Águeda foi esbofeteada, presa e submetida às mais cruéis torturas. Desconjuntaram-lhe os ossos, aplicaram-lhe lâminas ardentes de ferro, dilaceraram-lhe os seios com garfos de ferro e depois os cortaram. Em seguida, arrastaram-na sobre cacos de vidro e carvões em brasa. Morreu na prisão, de joelhos, em oração. Ao juiz que a chamou de insensata e que lhe acenou com honras e riquezas, se ela renunciasse a Cristo, Águeda respondeu: “És tu que deves libertar-te de teus deuses de pedra e de madeira, se queres libertar-te da morte eterna”. Esses fatos aconteceram no ano 251, durante o Império de Décio, e as três atas de seu martírio revelam a autenticidade dos fatos. Seu culto é antiquíssimo, chegando a existir em Roma 12 igrejas a ela dedicadas. Santa Águeda é invocada como protetora contra as lavas do vulcão Etna, na Sicília, porque, segundo uma tradição, logo após seu martírio, terminou a erupção desse vulcão que se encontrava em atividade. Sua festa foi colocada no dia cinco de fevereiro, porque foi exatamente nesse dia que cessou a erupção do vulcão Etna.

No mundo de hoje, quando são tantas as propostas de riqueza e poder feitas pelos ‘quincianos’ da vida, Santa Águeda que não cedeu aos apelos do dinheiro nem da posição social, nos acena com uma proposta bem mais sedutora: a de não se deixar seduzir pelos bens materiais e colocar a segurança e confiança exclusivamente em Deus. Hoje também Santa Águeda nos ensina que se quisermos livrar nossa sociedade das lavas da violência, da corrupção, da impunidade e da injustiça que jorram do vulcão do egoísmo, precisamos, como ela o fez, dar uma resposta afirmativa, consciente e radical ao projeto de Jesus.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)