Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba o que fazer na hora de comprar medicamentos

Didi Azevedo - 06 de julho de 2007 - 21:02

Comprar medicamentos pode se transformar numa ação perigosa se você não souber como se proteger das falsificações. A Câmara de Medicamentos do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial alerta para o fato e dá algumas dicas de como proceder na hora da compra. Você deve ficar atento e defender sua saúde !

1) SÓ COMPRE MEDICAMENTOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS, de preferência estabelecimentos que você conhece. NUNCA COMPRE MEDICAMENTOS EM FEIRAS E CAMELÔS.

2) VERIFIQUE SEMPRE na embalagem do medicamento:

a. Se consta a data de validade do produto.

b. Se o nome do produto está bem impresso e pode ser lido facilmente.

c. Se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada.

d. Se consta o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia.

e. O registro do farmacêutico responsável deve ser do mesmo estado em que a fábrica do medicamento está instalada.

f. Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde.

3) SOROS E XAROPES DEVEM VIR COM LACRE. Isso é obrigatório para todos os medicamentos líquidos. NÃO COMPRE medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que se soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.


4) A BULA NÃO PODE SER UMA CÓPIA XEROX. Se a bula do medicamento não for original, não aceite o produto.

5) EXIJA SEMPRE A NOTA FISCAL da farmácia ou drogaria. Nela deve constar, além do nome do medicamento, o número do lote. GUARDE COM VOCÊ a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante, em caso de irregularidade, para você poder dar queixa.

6) SÓ TOME MEDICAMENTOS POR RECEITA DO SEU MÉDICO. A automedicação é uma prática perigosa. Você pode ter efeitos imprevistos ou até agravar uma doença por tomar um medicamento errado ou sem efeito.


Informações para a imprensa:
Didi Azevedo

SIGA-NOS NO Google News