Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba o que fazer com leite suspeito de contaminação

03 de novembro de 2007 - 08:16

A adulteração do leite feita pelas cooperativas Casmil e Coopervale deixou o país em alerta para o consumo do produto. Os cuidados, no entanto, devem acompanhar todas as etapas da produção para evitar contaminações.

“Um ponto fundamental é manter o rebanho sadio, ou seja, os fazendeiros devem se preocupar com as condições de saúde de seus animais, para evitar doenças”, afirma Aníbal Eugênio Vercesi Filho, um dos proprietários da Fazenda Morro D'Água e diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil).

Outra recomendação é um cuidado especial com doenças como mastite (inflamação das glândulas mamárias), brucelose e tuberculose. “Se existir condições adequadas de higiene e respeito do calendário de vacinação, as vacas enfrentarão menores riscos de adquirir doenças”, diz Antônio Xavier Souza, médico veterinário do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp).

Ordenha
As práticas de higiene aplicadas à ordenha, armazenamento e transporte de leite resultam na redução da contaminação de bactérias no leite. As instalações utilizadas pelos animais devem ser mantidas em condições higiênicas para evitar a contaminação.

Segundo Vercesi, para tirar o leite das vacas, é fundamental que a ordenha seja feita em boas condições de higiene. Sendo manual ou mecânica, a capacitação da mão-de-obra envolvida é requisito básico.

Cabe ao produtor, coletar o leite cru e levá-lo o produto para tanques refrigerados, para evitar a reprodução de bactérias. O transporte é feito por caminhões-tanque isotérmicos.



G1

SIGA-NOS NO Google News