Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/11/2007 08:16

Saiba o que fazer com leite suspeito de contaminação

A adulteração do leite feita pelas cooperativas Casmil e Coopervale deixou o país em alerta para o consumo do produto. Os cuidados, no entanto, devem acompanhar todas as etapas da produção para evitar contaminações.

“Um ponto fundamental é manter o rebanho sadio, ou seja, os fazendeiros devem se preocupar com as condições de saúde de seus animais, para evitar doenças”, afirma Aníbal Eugênio Vercesi Filho, um dos proprietários da Fazenda Morro D'Água e diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil).

Outra recomendação é um cuidado especial com doenças como mastite (inflamação das glândulas mamárias), brucelose e tuberculose. “Se existir condições adequadas de higiene e respeito do calendário de vacinação, as vacas enfrentarão menores riscos de adquirir doenças”, diz Antônio Xavier Souza, médico veterinário do Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp).

Ordenha
As práticas de higiene aplicadas à ordenha, armazenamento e transporte de leite resultam na redução da contaminação de bactérias no leite. As instalações utilizadas pelos animais devem ser mantidas em condições higiênicas para evitar a contaminação.

Segundo Vercesi, para tirar o leite das vacas, é fundamental que a ordenha seja feita em boas condições de higiene. Sendo manual ou mecânica, a capacitação da mão-de-obra envolvida é requisito básico.

Cabe ao produtor, coletar o leite cru e levá-lo o produto para tanques refrigerados, para evitar a reprodução de bactérias. O transporte é feito por caminhões-tanque isotérmicos.



G1

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)