Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como foi o discurso do novo desembargador do TJMS

TJMS - 17 de maio de 2007 - 07:25

Foi realizada no plenário do Tribunal Pleno, do Palácio da Justiça, a posse do novo desembargador de MS: Romero Osme Dias Lopes. Para um plenário lotado, o novo componente da mais alta Corte Sul-mato-grossense fez um discurso conciso e emocionado, embora tenha afirmado que suas palavras não seriam um discurso, mas um breve agradecimento aos que com ele celebraram mais uma vitória.

Veja a íntegra do discurso do novo desembargador:
“Não farei discurso, mormente após os que me antecederam. Discursos dos empossados ou dos empossandos geralmente são enfadonhos e repetitivos, evocam, relembram, prometem, enaltecem, enfim, ou são saudosistas ou são ufanistas. Quem os ouve emprestam-lhe significados distintos daqueles idealizados por seus criadores. Às vezes deduzem a existência de mágoa embutida numa frase ou não reparam em uma fina ironia contida em outras, enfim, os discursos não são para amadores e eu sou um amador.

Falar da trajetória pessoal de cada um é uma árdua e penosa trilha. Fosse eu poeta como meu querido Manoel de Barros, até que arriscaria. Falar da conjuntura atual e dos desafios perenes que a nova função alberga também poderia soar em descompasso com os atentos ouvidos aqui presentes. Em respeito a todos, prefiro abster-me de proferir quaisquer palavras que pudessem conter alguma carga emocional e que maculassem esse momento de esperança e de mudança, pelo menos na minha vida.

A função de desembargador é muito bela para ser tratada com palavras, porém não posso nem pretendo furtar-me a obrigação e ao prazer de agradecer quem esteve comigo nesta caminhada. Não citarei nomes nem lugares, como fiz até agora, pois poderia esquecer-me de alguém.

Vejo com satisfação, nesta sessão solene de posse, meu primeiro escrivão e os advogados que militavam na comarca onde iniciei a minha carreira, além de Promotor de Justiça, os registradores, notários e tabeliões. Idem, idem, em relação a segunda comarca e os daqui, de Campo Grande, incluindo os assessores, que também ingressarão comigo na nova etapa, além de procuradores do Estado e do município na vara onde atuei. A eles, o meu agradecimento.

Aos meus amigos, presentes e ausentes. Aos que me telefonaram e partilham a distância deste ato. Aos que vieram de longe, principalmente a estes, pois em relação a alguns a distância não arrefeceu o belo sentimento da amizade. Aos parentes, que vieram das minhas queridas Minas Gerais, trazendo o abraço e o beijo fraterno daqueles que não puderam vir, além da gratidão, que a sua estada em minha casa reviva os momentos quando éramos em número bem maior que o atual.

E a todos, portanto, até aos meus amores - imortalizados nas canções de Chico Buarque de Holanda e de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. E por último, aos meus filhos, herdeiros e sucessores dos meus atos e comportamento: obrigado pelo respeito, afeto e confiança. Portanto, sem citar nomes ou lugares, pois cada um conhece a importância que todos tem para mim, e agradecendo as palavras do des. Rubens Bergonzi Bossay e a do advogado presidente da OAB, Fábio Trad, fazendo-as minhas - evidentemente sem os exageros dirigidos a minha pessoa. A todos o meu muito obrigado”.
Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

NR: o dr. Romero Osme Dias Lopes foi juiz de Direito em Cassilândia

SIGA-NOS NO Google News