Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/10/2013 08:38

Saiba como economizar energia elétrica durante o horário de verão

Agência do Rádio

O período do horário de verão, que passa a valer a partir deste domingo nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, pode ser uma boa oportunidade para o consumidor economizar energia elétrica. A dica é aproveitar melhor a hora extra de luz natural como explica o especialista em engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Mauro Severino.

"Se ele conseguir adiar as atividades dele, a ligação de luzes de jardim ou de luzes internas da própria residência e conseguir reduzir o tempo de ligação das lâmpadas ele estará economizando um pouco. Essa economia se refletirá também no preço da conta de energia elétrica a ser paga no final do mês."

LOC/REPÓRTER: O diretor de Operações da Companhia Energética de Brasília, Manoel Clementino, lembra que o consumidor pode também economizar se usar os eletrodomésticos de forma consciente.

"É o momento para a pessoa aproveitar a ventilação natural para ventilar sua casa sem ter que utilizar ventiladores ou aparelhos de ar condicionado. A pessoa aproveitar a iluminação natural, manter as janelas abertas que permitam o uso da luz natural no seu interior. Não deixar lâmpadas acesas sem ter ninguém em casa, televisão ligada sem ter ninguém assistindo, restringir o horário de banho, não ficar abrindo e fechando a porta da geladeira toda hora, não ficar passando roupa picado. Todas essas questões contribuem realmente para o uso mais racional da energia."

O horário de verão 2013-2014 começa ás zero hora deste domingo e vai até o dia 16 de fevereiro, do ano que vem. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. O governo Federal espera economizar quatro bilhões e 400 milhões de reais em investimentos de geração e transmissão de energia. Além disso, as usinas térmicas do país não vão ser ligadas, o que vai gerar uma economia a mais de 400 milhões de reais. No Distrito Federal, por exemplo, a economia em energia elétrica durante o horário de verão vai corresponder o consumo de um mês da cidade de Brazlândia, que tem cerca de 55 mil habitantes.

Reportagem, Cristiano Carlos

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)