Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como economizar energia elétrica durante o horário de verão

Agência do Rádio - 19 de outubro de 2013 - 08:38

O período do horário de verão, que passa a valer a partir deste domingo nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, pode ser uma boa oportunidade para o consumidor economizar energia elétrica. A dica é aproveitar melhor a hora extra de luz natural como explica o especialista em engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Mauro Severino.

"Se ele conseguir adiar as atividades dele, a ligação de luzes de jardim ou de luzes internas da própria residência e conseguir reduzir o tempo de ligação das lâmpadas ele estará economizando um pouco. Essa economia se refletirá também no preço da conta de energia elétrica a ser paga no final do mês."

LOC/REPÓRTER: O diretor de Operações da Companhia Energética de Brasília, Manoel Clementino, lembra que o consumidor pode também economizar se usar os eletrodomésticos de forma consciente.

"É o momento para a pessoa aproveitar a ventilação natural para ventilar sua casa sem ter que utilizar ventiladores ou aparelhos de ar condicionado. A pessoa aproveitar a iluminação natural, manter as janelas abertas que permitam o uso da luz natural no seu interior. Não deixar lâmpadas acesas sem ter ninguém em casa, televisão ligada sem ter ninguém assistindo, restringir o horário de banho, não ficar abrindo e fechando a porta da geladeira toda hora, não ficar passando roupa picado. Todas essas questões contribuem realmente para o uso mais racional da energia."

O horário de verão 2013-2014 começa ás zero hora deste domingo e vai até o dia 16 de fevereiro, do ano que vem. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. O governo Federal espera economizar quatro bilhões e 400 milhões de reais em investimentos de geração e transmissão de energia. Além disso, as usinas térmicas do país não vão ser ligadas, o que vai gerar uma economia a mais de 400 milhões de reais. No Distrito Federal, por exemplo, a economia em energia elétrica durante o horário de verão vai corresponder o consumo de um mês da cidade de Brazlândia, que tem cerca de 55 mil habitantes.

Reportagem, Cristiano Carlos

SIGA-NOS NO Google News