Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba como comer bem nas festas de fim de ano

Agência do Rádio - 20 de dezembro de 2007 - 07:13

Exagerar na quantidade de comida e bebida nas festas de final de ano chega a ser uma satisfação para muitos. Mas é preciso fazer uma combinação adequada para garantir tranqüilidade no dia seguinte. Os nutricionistas dão o conselho de dividir as comidas em pequenas porções. A ingestão deve ser lenta para que o organismo faça uma melhor digestão e não provoque peso no estômago. O consumo de carnes é aconselhável em pequenas quantidades, principalmente a de origem suína, já que ela é mais calórica do que a carne vermelha, como explica a nutricionista Ronilma Lacerda.


"Ela é considerada carne branca, mas que tem o teor de gordura equivalente à carne vermelha. - É mais gordurosa até do que a carne vermelha, então ela não é indicada para consumo em excesso."

Dormir com a barriga muito cheia também pode gerar azia no dia seguinte, assim como exagerar nas bebidas alcoólicas. Além da recomendação fundamental de não dirigir depois dos excessos do dia 31, a nutricionista lembra outras dicas que podem minimizar os efeitos do álcool.


"O principal é a hidratação. Porque o álccol é diurético, então causa uma deficiência de água no cérebro, por isso que dá uma sensação de ressaca, de dor de cabeça. Então, o principal é a hidratação, bastante líquido: água, água de coco, e a alimentação mais leve em relação à quantidade de gorduras. Então, não comer frituras."

A nutricionista diz que também não é bom misturar bebidas, como cerveja e vinho, porque isso potencializa o efeito do álcool no organismo. Outra dica é tentar comer menos, mesmo que a tentação seja grande.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News