Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sai convocação para agentes penitenciários federais

Humberto Marques/Campo Grande News - 21 de fevereiro de 2006 - 19:27

Será publicado amanhã (22 de fevereiro) no Diário Oficial da União a primeira relação dos primeiros 200 agentes penitenciários federais aprovados no concurso público e que tomarão posse dos cargos em 16 de março. O grupo receberá treinamento a partir de 20 de março, e, segundo a assessoria do Ministério da Justiça, será designado para o presídio federal de Catanduvas/PR, o primeiro a ficar pronto. O Ministério relatou, ainda, que a penitenciária de Campo Grande deve ser concluída até julho deste ano.

A primeira turma de agentes é composta por 174 homens e 26 muilheres, classificados em concurso no ano passado, e será treinado pela Gerência Penitenciária de Operações Especiais da Papuda. Os demais aprovados serão convocados conforme as novas penitenciárias (cinco no total) forem concluídas.

A primeira turma deverá se apresentar ao Serviço de Saúde da Polícia Federal, em Brasília, entre os dias 13 e 15 de março, para exames médicos admissionais. O curso de capacitação será instituído, coordenado e supervisionado pela Divisão de Ensino da PF, com duração média de 60 dias.

Conforme o cronograma do Ministério da Justiça, a penitenciária de Catanduvas ficará pronta no início de abril, quando começam a ser instalados os equipamentos de segurança. No primeiro semestre, será terminada a da Capital sul-mato-grossense. Em seguida, serão inauguradas as penitenciárias de Mossoró/RN, Porto Velho/RO e do Espírito Santo. Os complexos abrigarão criminosos de alta periculosidade, que comprometem a vida de outros detentos ou que possam ser vítimas de atentados. A intenção é garantir, também, o isolamento maior dos chefes do crime organizado, reduzindo a tensão no sistema carcerário nacional.

SIGA-NOS NO Google News