Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sai a primeira indenização pelo abate de gado em MS

Lana Cristina/ABr - 04 de novembro de 2005 - 20:03

O proprietário da fazenda Vezozzo, primeira a registrar foco de aftosa em Eldorado, Mato Grosso do Sul, será o primeiro a receber compensação pelas perdas. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, assinou hoje (4) a liberação de R$ 300 mil para indenizar o dono da fazenda, José Vezozzo, que teve 592 bovinos sacrificados. A doença foi confirmada na propriedade no dia 8 de outubro.

Maciel está em Eldorado, onde se reuniu com pecuaristas, donos e funcionários de frigoríficos para ouvir as principais reivindicações dos que tiveram prejuízos com os focos de aftosa. Eles pedem a recomposição da renda dos produtores, uma linha de crédito emergencial e auxílio-desemprego para os que foram demitidos dos três frigoríficos da região.

Cinco municípios estão interditados no Mato Grosso do Sul: Japorã, Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí. Nada do que é produzido na chamada área de risco sanitário pode sair dali para outras cidades, nem para outros estados. Além dos pecuaristas, também registram prejuízos os produtores de leite e agricultores.

Há 22 focos na área interditada e, apesar do índice pequeno de animais que apresentaram os sintomas da doença, é possível que o número de bovinos a serem sacrificados passe de 20 mil. Até agora, foram abatidos 2.308 animais no estado por causa da febre aftosa.

SIGA-NOS NO Google News