Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/08/2008 15:01

Rubéola: Temporão reforça convocação para homens

Agência Saúde

Brasil já conseguiu, em apenas quatro dias, cumprir 25% da meta de vacinação. Em separado, as mulheres estão mais mobilizadas do que os homens



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, comemorou, nesta quinta-feira (14), a superação pelo país, em apenas quatro dias, de mais de 25% da meta da campanha contra a rubéola. Isto representa que, até o momento, cerca 18 milhões de brasileiros já estão imunizados contra a doença. No entanto, ele observou que os homens estão perdendo para as mulheres na mobilização. Em separado, as mulheres estão mais próximas da meta, com 28,5% atingida, e os homens, 21,4%. Durante entrevista para o Bom Dia Ministro, na Rádio EBC, deu o seu recado para recuperar o terreno perdido: “Os homens estão bobeando. Têm que ir a um posto de vacinação”.

Segundo o ministro, a situação se repete em todos os estados, sendo fundamental a participação da população masculina para o esforço nacional de eliminação da rubéola. “Os homens normalmente, no Brasil, são menos sensíveis às políticas de promoção à saúde. Então, estou dando uma ‘chamada’ para que compareçam aos postos de saúde”, afirmou Temporão.

Cerca de 70% dos casos de rubéola, em 2007, atingiram a população masculina. “Por isso é muito importante que os homens sejam vacinados. Eles estão protegendo a si próprios, mas, também, impedindo a transmissão da doença para outras pessoas, em especial às mulheres grávidas”, disse o ministro. Quando a rubéola afeta gestantes, os bebês podem nascer com problemas graves, como surdez, cegueira e retardo mental.

As maiores diferenças de adesão por sexo à campanha ocorrem no Rio Grande do Sul (0,62 homens para cada mulher vacinada); Amapá (0,64), Acre (0,65), Alagoas (0,65) e Roraima (0,65). No total geral (soma de mulheres e homens), os estados que estão à frente são: Mato Grosso (37,8% da meta atingida), Mato Grosso do Sul (36,9%), Goiás (36,8%), Distrito Federal (34%), Santa Catarina (30,1%) e Rio Grande do Sul (30,7%).

O ministro ressaltou que toda a população pode acompanhar em tempo real como está a vacinação no Brasil. Por meio do site www.brasillivredarubeola.com.br, o internauta pode conferir a situação nacional, estadual e, até, de cada município. Esse acompanhamento permite que o poder público possa efetuar ações pontuais, mas, disse Temporão, também é um importante instrumento para o controle e cobrança da sociedade sobre as medidas que estão sendo feitas localmente.

A Campanha de Vacinação de Rubéola tem o objetivo de atingir pessoas de 20 a 39 anos em todo o país. Nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a convocação é também para homens e mulheres entre 12 e 19 anos, pois o Ministério da Saúde detectou baixa cobertura vacinal nestas regiões. A mobilização segue até 12 de setembro.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)