Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rubéola: Temporão reforça convocação para homens

Agência Saúde - 14 de agosto de 2008 - 15:01

Brasil já conseguiu, em apenas quatro dias, cumprir 25% da meta de vacinação. Em separado, as mulheres estão mais mobilizadas do que os homens



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, comemorou, nesta quinta-feira (14), a superação pelo país, em apenas quatro dias, de mais de 25% da meta da campanha contra a rubéola. Isto representa que, até o momento, cerca 18 milhões de brasileiros já estão imunizados contra a doença. No entanto, ele observou que os homens estão perdendo para as mulheres na mobilização. Em separado, as mulheres estão mais próximas da meta, com 28,5% atingida, e os homens, 21,4%. Durante entrevista para o Bom Dia Ministro, na Rádio EBC, deu o seu recado para recuperar o terreno perdido: “Os homens estão bobeando. Têm que ir a um posto de vacinação”.

Segundo o ministro, a situação se repete em todos os estados, sendo fundamental a participação da população masculina para o esforço nacional de eliminação da rubéola. “Os homens normalmente, no Brasil, são menos sensíveis às políticas de promoção à saúde. Então, estou dando uma ‘chamada’ para que compareçam aos postos de saúde”, afirmou Temporão.

Cerca de 70% dos casos de rubéola, em 2007, atingiram a população masculina. “Por isso é muito importante que os homens sejam vacinados. Eles estão protegendo a si próprios, mas, também, impedindo a transmissão da doença para outras pessoas, em especial às mulheres grávidas”, disse o ministro. Quando a rubéola afeta gestantes, os bebês podem nascer com problemas graves, como surdez, cegueira e retardo mental.

As maiores diferenças de adesão por sexo à campanha ocorrem no Rio Grande do Sul (0,62 homens para cada mulher vacinada); Amapá (0,64), Acre (0,65), Alagoas (0,65) e Roraima (0,65). No total geral (soma de mulheres e homens), os estados que estão à frente são: Mato Grosso (37,8% da meta atingida), Mato Grosso do Sul (36,9%), Goiás (36,8%), Distrito Federal (34%), Santa Catarina (30,1%) e Rio Grande do Sul (30,7%).

O ministro ressaltou que toda a população pode acompanhar em tempo real como está a vacinação no Brasil. Por meio do site www.brasillivredarubeola.com.br, o internauta pode conferir a situação nacional, estadual e, até, de cada município. Esse acompanhamento permite que o poder público possa efetuar ações pontuais, mas, disse Temporão, também é um importante instrumento para o controle e cobrança da sociedade sobre as medidas que estão sendo feitas localmente.

A Campanha de Vacinação de Rubéola tem o objetivo de atingir pessoas de 20 a 39 anos em todo o país. Nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a convocação é também para homens e mulheres entre 12 e 19 anos, pois o Ministério da Saúde detectou baixa cobertura vacinal nestas regiões. A mobilização segue até 12 de setembro.





SIGA-NOS NO Google News