Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rubéola: Ministério fará campanha para vacinar jovens

28 de junho de 2008 - 09:49

Todos os homens e mulheres entre 20 e 39 anos serão orientados a receber a vacina contra a rubéola em agosto próximo, independentemente de já terem tido a doença ou sido vacinados no passado. A estratégia do Ministério da Saúde é vacinar 61,8 milhões de pessoas nesta faixa etária. O foco maior são os homens jovens, que têm respondido pela maioria dos casos da doença no país. Os homens contaminados pela rubéola podem transmitir o vírus para mulheres em idade gestacional, o que representa um grave perigo.

No Estado de São Paulo, por exemplo, os homens entre 20 e 29 anos responderam por 50,5% dos 1.659 casos de rubéola registrados em 2007 -contra 66 em 2006. Foi o maior número de casos da doença no Estado desde 2000, quando houve um total de 2.566 registros. Em Mato Grosso do Sul foram registrados 23 casos no ano passado, distribuídos em sete municípios: Caarapó (1), Campo Grande (12), Corumbá (1), Maracaju (1), Nova Andradina (2), Rio Negro (2) e Três Lagoas (4).

O início da campanha, dia 9 de agosto, será concomitante à segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. "A idéia é aproveitar que os pais vão levar os filhos para receber as "gotinhas" e vaciná-los também", diz Sato. De janeiro a maio deste ano, houve 329 casos de rubéola em São Paulo, das quais 210 em homens.

A estratégia para a definição da faixa etária da campanha levou em conta que a grande maioria dos que têm 40 anos ou mais já teve rubéola no passado. E os menores de 20 também não teriam necessidade porque em 1992 foi feita uma campanha para crianças entre um e dez anos. Na campanha contra a rubéola, homens e mulheres receberão uma dose da vacina dupla viral, que protege também contra o sarampo.

No Estado de São Paulo serão 7.000 postos fixos e volantes. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 8.672 casos de rubéola no país no ano passado, a maior parte deles no Rio Grande do Sul, no Rio e em São Paulo. Neste ano, há surtos em 20 Estados. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirma que a campanha nacional de agosto "será a maior já feita no mundo".

Apesar de o alvo ser homens e mulheres de 20 a 39 anos, nos Estados do Maranhão, Minas, Mato Grosso, Rio e Rio Grande do Norte serão chamados também adolescentes de 12 a 19 anos.

Desde 2000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose deve ser tomada com 15 meses de vida, com reforço do quatro a seis anos. A vacinação também é indicada para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose.

O Brasil assumiu o compromisso de eliminar a transmissão da rubéola até 2010. Isso significa interromper a transmissão endêmica do vírus em todo o país por mais de 12 meses e não ter casos da síndrome da rubéola congênita.

SIGA-NOS NO Google News