Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/11/2010 06:05

Rosildo Barcellos: Um jogo de xadrez

Prof. Rosildo Barcellos

13 de maio de 1988...começa o jogo.É um jogo de xadrez.Os brancos saem na frente .

Mas invejo a lucidez desse jogo porque mesmo não tendo toda a decisão tenho a capacidade de influenciá-lo. E depois mais cedo ou mais tarde tenho de aprender a respsitar a ordem natural das coisas.

Mas na vida apesar de tudo a verdade e a justiça sempre acabam por triunfar prossigo o ato, o jogo continua...aspeças pretas saem loucos para atingir a última linha mas se regras forem violadas há o risco do peão não chegar . é hora de reunir o necessário e esquecer o acessório conduzindo o destino de cada
peça.Começo a perceber uma regra de continuidade e de respostas em cada jogada.

Aprender a mover as peças é entender que dois exércitos se enfrentam,assim como na vida são peças pretas contra as peças brancas e peças brancas contra peças pretas e cada jogador tem 16 delas. Essa é a nossa única diferença.não sabemos quanto tempo temos,quantos dias teremos e não sabemos se obteremos chance de consertar o mal que fizemos ou a nossa jogada errada . Mas o objetivo é o mesmo :fazer com que ao final o rei adversário fique sem saída e abdique...é o xeque-mate.

Na vida real cada decisão nossa é um xeque-mate.Mas algumas regras são importantes saber,por exemplo:uma pedra preta será sempre uma pedra preta mas isso não interfere no jogo pois não são somente as brancas que ganham.Um outro exemplo é o movimento do cavalo: muitas vezes devemos desviar de algo para atingir nosso objetivo e um terceiro exemplo: um peão que vira dama mesmo com toda a movimentação diferenciada pode “morrer” nas mãos de uma outra peça, mesmo que seja um simples peão.

É assim é a nossa vida,tal qual um jogo de xadrez, o jogo não acabou; hoje é dia da consciência negra e essa é apenas mais uma jogada, a favor claro do brilhantismo do jogo;a favor do realce de matizes da vida. 20 de novembro de 2010, fim do jogo ? Talvez? Entretanto um grande fato nunca devemos esquecer
... o movimento de uma pedra interfere no movimento das outras e o mais importante é que ao final da partida;rei e peão, pedras brancas e pedras pretas...todas voltam para a mesma caixa

*Articulista



















O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)